Economia

ArcelorMittal diminui perspectiva de demanda global por aço

Companhia afirmou que o consumo aparente de aço, que inclui as alterações de estoques, deverá aumentar entre 3,0% e 3,5% em 2014


	ArcelorMittal: previsão anterior era de um crescimento de 3,5 a 4 por cento
 (Divulgação)

ArcelorMittal: previsão anterior era de um crescimento de 3,5 a 4 por cento (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2014 às 08h44.

Bruxelas - A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, reduziu nesta sexta-feira sua previsão para utilização mundial de aço devido a uma desaceleração mais acentuada na China e um declínio na Rússia, embora tenha mantido otimismo em relação aos seus principais mercados na Europa e Estados Unidos.

A empresa, responsável por cerca de 6 por cento do aço do mundo e vista como um termômetro da saúde da produção global, afirmou que o consumo aparente de aço, que inclui as alterações de estoques, deverá aumentar entre 3,0 e 3,5 por cento em 2014.

A previsão anterior era de um crescimento de 3,5 a 4 por cento. No ano passado, a expansão foi de 3,5 por cento.

A ArcelorMittal, que vende mais de 85 por cento do seu aço na Europa e nas Américas, manteve a previsão de um lucro principal de cerca de 8 bilhões de dólares em 2014, ante 6,9 bilhões de dólares em 2013.

A companhia disse que se baseava, para tanto, em um aumento de 3 por cento nos embarques de aço, alta de 15 por cento nos embarques de minério de ferro e em uma melhora moderada das margens de aço e dos preços médios de minério a cerca de 120 dólares por tonelada. Os valores haviam caído para cerca de 106 dólares até o início deste mês.

A ArcelorMittal, que é mais de duas vezes maior que sua rival mais próxima, anunciou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 1,75 bilhão de dólares no primeiro trimestre, correspodendo à expectativa média de uma pesquisa da Reuters com analistas. No ano passado, o valor foi de 1,57 bilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaArcelorMittalaco

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis