Economia

Após meses de críticas, Trump recebe presidente do Fed na Casa Branca

Sobre política monetária, Powell apenas disse que sua "política dependerá completamente dos dados econômicos" durante o encontro

Donald Trump: presidente dos Estados Unidos recebe o presidente do Fed, Jerome Powell, na Casa Branca (Yuri Gripas/Reuters)

Donald Trump: presidente dos Estados Unidos recebe o presidente do Fed, Jerome Powell, na Casa Branca (Yuri Gripas/Reuters)

A

AFP

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 08h22.

O presidente americano, Donald Trump, recebeu nesta segunda-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central), Jerome Powell, após meses de críticas e ameaças de demissão.

Também participaram do jantar o vice-presidente do Fed, Richard Clarida, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Durante o encontro, Powell "não citou suas previsões a respeito da política monetária, exceto para insistir no fato de que sua política dependerá completamente dos dados econômicos", informou o Fed em um comunicado.

Ele também destacou que política do Fed busca "apoiar ao máximo a criação de empregos e a estabilidade dos preços e que baseará suas decisões em uma análise prudente, objetiva e apolítica" da economia.

Este foi o primeiro encontro entre Trump e Powell desde que o último foi nomeado presidente do Fed pelo republicano em novembro de 2017.

Trump fez duras críticas a Powel durante meses, com acusações de um aumento excessivo das taxas de juros, enquanto a economia mostrava sinais de desaceleração.

O Fed aumentou em 2018 as taxas de juros em 0,25% em quatro ocasiões, o que encareceu o crédito para o consumidor e freou, portanto, as perspectivas de crescimento.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemJerome Powell

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs