Economia

Vendas de supermercados crescem no ano até agosto, diz Apas

Vendas diretas cresceram de janeiro a agosto 4,49% no conceito mesmas lojas, que considera unidades abertas há mais de um ano


	Consumidor fazendo compras em um supermercado de São Paulo
 (Lia Lubambo/EXAME.com)

Consumidor fazendo compras em um supermercado de São Paulo (Lia Lubambo/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2014 às 18h40.

São Paulo - As vendas reais de supermercados no Estado de São Paulo cresceram de janeiro a agosto 4,49% no conceito mesmas lojas, que considera unidades abertas há mais de um ano, ante o mesmo período de 2013, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas).

O faturamento deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados calculado pela Apas e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) teve ligeira alta de 0,13% em agosto ante o mesmo mês do ano anterior.

Já o faturamento real dos supermercados paulistas deflacionado pelo IPCA/IBGE no acumulado de 2014 em relação ao mesmo período de 2013 apontou aumento de 3,14% no conceito de mesmas lojas. Em agosto a alta foi de 0,11% em relação a agosto de 2013.

No conceito todas lojas, que inclui estabelecimentos inaugurados ao longo do ano, houve elevação de 5,03% de janeiro a agosto em relação aos mesmos meses de 2013. Considerando apenas o resultado de agosto, a alta foi de 2,46% em relação ao mesmo mês de 2013.

Na projeção da Apas, caso a inflação não mostre sinais mais evidentes de desaceleração, com reflexos na redução de preços, as vendas do setor supermercadista no acumulado deste ano devem crescer aproximadamente 2% em relação a 2013.

Em um cenário otimista, com redução da inflação e retomada do consumo das famílias, o setor tenderia a registrar crescimento próximo de 4% em relação a 2013, de acordo com a entidade.

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoeconomia-brasileiraVendas

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE