Economia

ANP publica edital da 4ª Rodada do pré-sal, sem área de Saturno

A intenção é que essa área seja ofertada, posteriormente, em conjunto com Tartaruga Verde e Pau Brasil e os dois blocos excluídos da 15ª Rodada

ANP: agência publicou nesta quina-feira o edital e os modelos de contrato da 4ª Rodada de Partilha de Produção no pré-sal (Petrobrás/Divulgação)

ANP: agência publicou nesta quina-feira o edital e os modelos de contrato da 4ª Rodada de Partilha de Produção no pré-sal (Petrobrás/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 5 de abril de 2018 às 10h12.

São Paulo - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou nesta quina-feira o edital e os modelos de contrato da 4ª Rodada de Partilha de Produção no pré-sal, retirando, como previsto, a área de Saturno do certame, marcado para 7 de junho.

A intenção é que essa área seja ofertada, posteriormente, em conjunto com Tartaruga Verde e Pau Brasil e os dois blocos excluídos da 15ª Rodada sob regime de concessão, realizada na semana passada e que rendeu 8 bilhões de reais ao governo.

Essa rodada adicional de áreas do pré-sal, proposta pelo Ministério de Minas e Energia para este ano, ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Conforme o edital da ANP, foram mantidas as regras que preveem reabertura, ao final da rodada, para eventual recebimento de ofertas pelos blocos não arrematados, o que já constava dos editais da 2ª e 3ª Rodadas de Partilha, mas com alguns aprimoramentos.

De acordo com a reguladora, as empresas que não tiverem garantias de ofertas suficientes na reabertura, por exemplo, poderão apresentar ofertas nesse momento e apresentar as garantias posteriormente.

Já os modelos de contrato trazem, entre as novidades, a revisão da cláusula que trata de arbitragem, como resultado de uma consulta e audiência públicas.

A ANP destacou ainda que, considerando a manifestação de interesse da Petrobras em participar como operadora nas áreas de Dois Irmãos, Três Marias e Uirapuru, foram elaborados dois modelos de contrato de partilha de produção, sendo um com a participação obrigatória de 30 por cento da empresa, como operadora, e a outra sem essa participação.

A 4ª Rodada do pré-sal ofertará as áreas de Itaimbezinho, Três Marias, Dois Irmãos e Uirapuru, nas bacias de Campos e Santos.

Confira a íntegra do edital da ANP no site da autarquia

 

Acompanhe tudo sobre:ANPMinistério de Minas e EnergiaPetrobrasPré-sal

Mais de Economia

Payroll: mercado de trabalho dos EUA deve iniciar 2025 sólido, mas com menor ritmo de contratações

Mercado de trabalho deve seguir apertado neste início de 2025

Pix pode se integrar com sistemas de pagamentos internacionais, diz Galípolo

Argentinos esvaziam Decathlon em Florianópolis diariamente e unidade vira campeã global de vendas