Economia

ANP autoriza prorrogar fase de exploração da 11ª e 12ª Rodadas

Segundo a autarquia, a prorrogação dos contratos visa evitar uma "devolução maciça de blocos exploratórios"

Petróleo: poderão pedir a prorrogação os concessionários que estiveram plenamente adimplentes com obrigações (foto/Reuters)

Petróleo: poderão pedir a prorrogação os concessionários que estiveram plenamente adimplentes com obrigações (foto/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 26 de outubro de 2017 às 12h06.

São Paulo - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou nesta quinta-feira resolução que autoriza a prorrogação por dois anos da fase de exploração em contratos de concessão da 11ª e 12ª Rodadas de Licitação de áreas de petróleo e gás, realizadas em 2013.

A autarquia afirma que reconhece "o desequilíbrio causado pela forte desvalorização do preço do petróleo" e que a medida visa evitar uma "devolução maciça de blocos exploratórios, com consequente execução de garantias contratuais e interrupção das atividades... por empresas interessadas em continuar os trabalhos".

A decisão da ANP segue-se a uma recomendação de abril do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que reúne autoridades de energia do governo federal.

Poderão pedir a prorrogação, via assinatura de aditivo contratual, os concessionários que estiveram plenamente adimplentes com obrigações, em especial o pagamento de participações governamentais.

A 11ª Rodada, em maio de 2013, ofereceu 289 blocos com risco exploratório, localizados em 23 setores de 11 bacias sedimentares brasileiras: Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Tucano.

Já a 12ª Rodada, em novembro do mesmo ano, ofertou 240 blocos com risco exploratório, localizados em 13 setores de 7 bacias sedimentares brasileiras: Acre-Madre de Dios, Paraná, Parecis, Parnaíba, Recôncavo, São Francisco e Sergipe-Alagoas.

Acesse a íntegra da resolução da ANP no Diário Oficial.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoConcessõesANP

Mais de Economia

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, segundo estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro