Economia

Angola oferta 10 blocos de exploração de petróleo em terra

A estatal angolana Sonangol pediu que licitantes pré-qualificados submetam suas ofertas na disputa por dez blocos de exploração de petróleo em terra oferecidos


	Plataforma de petróleo: a Sonangol disse, no ano passado, que os dez blocos ofertados poderiam conter, em média, 700 mil barris de petróleo cada
 (Divulgação/Petrobras)

Plataforma de petróleo: a Sonangol disse, no ano passado, que os dez blocos ofertados poderiam conter, em média, 700 mil barris de petróleo cada (Divulgação/Petrobras)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2015 às 21h37.

Luanda - A petroleira estatal angolana Sonangol solicitou nesta segunda-feira que licitantes pré-qualificados submetam suas ofertas na disputa por dez blocos de exploração de petróleo em terra oferecidos pelo país, o segundo maior exportador de petróleo da África, que busca abrir novas oportunidades de exploração.

A petroleira norte-americana Chevron, a italiana ENI , a comerciante de commodities Glencore e a portuguesa Galp estão entre as empresas pré-qualificadas que podem operar os blocos, declarou a Sonangol em um release enviado à imprensa.

As ofertas pelos blocos devem ser enviadas até 18 de setembro, menos de um mês antes do Brasil realizar a 13ª Rodada de Licitação de Blocos Exploratório de Petróleo, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), marcada para 7 de outubro.

O leilão na Angola, assim como foi o do México, podem ser bons termômetros para indicar como será o leilão no Brasil, onde o setor de petróleo sofre com o escândalo de corrupção que prejudicou a Petrobras e a cadeia petrolífera. Em meio aos baixos preços do petróleo, o leilão do México teve apenas dois blocos arrematados dos 14 ofertados, em 15 de julho.

A Sonangol disse, no ano passado, que os dez blocos ofertados poderiam conter, em média, 700 mil barris de petróleo cada, enquanto o governo estima as reservas totais da Angola logo abaixo de 13 bilhões de barris.

Sete dos dez blocos ofertados estão na Bacia de Kwanza e os outros três na Bacia do Congo.

A Angola atualmente produz cerca de 1,7 milhão de barris de petróleo por dia, em amplos campos marítimos que são explorados por grandes empresas, incluindo a Chevron, a francesa Total , a norte-americana Exxon e a britânica BP.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAngolaEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleo

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs