Economia

Aneel multa CESP por reduzir vazão da usina de Jaguari

A CESP descumpriu ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no início de agosto e decidiu, unilateralmente, reduzir em um terço a vazão da usina


	Jaguari: medida impactou abastecimento em municípios fluminenses que ficam abaixo no curso do rio
 (Roosevelt Cassio/Reuters)

Jaguari: medida impactou abastecimento em municípios fluminenses que ficam abaixo no curso do rio (Roosevelt Cassio/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2014 às 16h36.

Brasília - Apesar dos governos de São Paulo e do Rio de Janeiro terem entrado em acordo com o governo federal a respeito da vazão da Usina do Rio Jaguari em meados de agosto, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou a Companhia Energética de São Paulo (CESP) esta semana em R$ 5,3 milhões.

Diante da escassez de água em São Paulo, a CESP descumpriu ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no início de agosto e decidiu, unilateralmente, reduzir em um terço a vazão da Usina de Jaguari, na bacia do Paraíba do Sul.

A medida teve impacto imediato no abastecimento de água em municípios fluminenses localizados abaixo no curso do mesmo rio.

O fato desencadeou um conflito entre os dois estados e levou o Ministério de Minas e Energia (MME) a cogitar inclusive uma intervenção federal na CESP.

No entanto, no dia 18 de agosto, os governos estaduais selaram um acordo pelo qual a companhia paulista aumentaria a vazão da usina de 10 mil litros por segundo para 43 mil litros, volume superior inclusive à determinação de 30 mil litros por segundo imposta pelo ONS originalmente.

Durante o imbróglio, a CESP foi notificada pela Aneel de que poderia ser multada em até 2% do seu faturamento.

Nesta semana, a Superintendência de Fiscalização do Serviço de Geração (SFCG) do órgão regulador enviou a multa de R$ 5,3 milhões à empresa, que ainda pode recorrer à diretoria colegiada da agência.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatais brasileirasEnergia elétricaEmpresas estataisServiçosCESPÁguaAneel

Mais de Economia

Como Milei 'se perdeu' dos mercados, mas encontrou saídas no governo Trump

Relator da MP alternativa ao IOF propõe aumento de alíquota para LCI e LCA em 7,5%

Motta anuncia votação de isenção do IR para semana que vem

Haddad diz que Selic de 15% não é justificável e acredita em cortes