Economia

Aneel autoriza operação da 22ª turbina da usina de Jirau

A nova turbina eleva a capacidade instalada do empreendimento para 1.650 MW


	Obras na Jirau: usina eleva a capacidade instalada do empreendimento para 1.650 MW
 (Divulgação)

Obras na Jirau: usina eleva a capacidade instalada do empreendimento para 1.650 MW (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2015 às 14h00.

São Paulo - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na edição desta quinta-feira, 8, do Diário Oficial o início das operações comerciais da unidade geradora (UG) de número nove da usina hidrelétrica de Jirau, localizada em Porto Velho (RO). Esta é a 22ª turbina em operação no local, o que eleva a capacidade instalada do empreendimento para 1.650 MW.

De acordo com a Energia Sustentável do Brasil S.A. (ESBR), empresa responsável pelo projeto, os testes estáticos na UG 09 haviam sido iniciados no dia 02 de dezembro.

"Atualmente, outras quatro máquinas estão em fase de teste e deverão começar a operar nos próximos dias", informou em nota o diretor de Operação da ESBR Isac Teixeira.

Em janeiro de 2014, um ano atrás, portanto, apenas uma turbina estava em atividade comercial. Em 12 meses foram ligadas 21 turbinas, conforme esperado pelo consórcio responsável pelo projeto. Representantes do grupo indicavam, em meados de 2014, que a meta era terminar o ano com 20 a 24 turbinas em fase de operação comercial.

O projeto de Jirau terá capacidade instalada total de 3.750 MW, volume suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências. Serão 50 turbinas com 75 MW de capacidade cada. A energia assegurada do complexo é de 2.185 MW médios.

A Energia Sustentável do Brasil é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) com capital social integralmente detido pela ESBR Participações. Os sócios dessa companhia são a GDF Suez, com 40%, além de Chesf, Eletrosul e Mitsui com 20% cada.

Acompanhe tudo sobre:AneelEnergia elétricaHidrelétricasUsinas

Mais de Economia

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte