Economia

Aneel aprova reajuste médio de 18,66% da AES Eletropaulo

Para consumidores conectados na baixa tensão, o reajuste médio será de 18,06%


	Eletropaulo: a empresa atende 6,7 milhões de unidades consumidores em SP
 (Marcos Issa/Bloomberg News)

Eletropaulo: a empresa atende 6,7 milhões de unidades consumidores em SP (Marcos Issa/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 11h23.

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira, 03, o reajuste nas tarifas da AES Eletropaulo, com efeito médio a ser sentido pelos consumidores de 18,66%. Para consumidores conectados na baixa tensão, o reajuste médio será de 18,06%, e para a alta tensão, 19,93%.

A Eletropaulo atende 6,7 milhões de unidades consumidores em São Paulo. As novas tarifas vigoram a partir desta sexta-feira, 04. Um dos itens que mais impactou no reajuste da Eletropaulo foi a compra de energia, cujo custo subiu 11,33%.

O reajuste poderia ser ainda maior, mas a Aneel decidiu nesta semana que a companhia teria que ressarcir R$ 626,052 milhões aos consumidores, por meio de descontos na tarifa, em até quatro anos, a partir de 2014.

O motivo foi a descoberta de que uma quantidade enorme de fiação declarada pela companhia não existia. Neste ano, o impacto na tarifa será de -3,30%, pois a proposta da Aneel foi de que metade dessa devolução fosse feita já neste ano.

A Eletropaulo havia pedido um Índice de Reajuste Tarifário (IRT) de 16,69%. Nos cálculos da Aneel, o IRT concedido foi de 9,06%. O IRT é um porcentual que é aplicado a dezenas de categorias de consumidores, de residenciais a industriais.

O porcentual mais aceito e amplamente divulgado pela agência é o efeito médio a ser sentido pelos consumidores, de 18,66%, pois indica de que forma o IRT chegará às diferentes classes de consumo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEnergia elétricaServiçosEmpresas americanasPreçosAESEletropauloAneel

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas