Economia

Analistas preveem contração de 1,49% na economia brasileira

As previsões foram publicadas no Boletim Focus, que o Banco Central divulga a cada semana e que inclui uma pesquisa com cem analistas de mercado financeiro


	Na edição desta segunda-feira, os analistas agravaram levemente as previsões para a economia e elevaram o cálculo da contração que esperam para este ano
 (Divulgação/EXAME.com)

Na edição desta segunda-feira, os analistas agravaram levemente as previsões para a economia e elevaram o cálculo da contração que esperam para este ano (Divulgação/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2015 às 09h59.

A economia brasileira se contrairá 1,49% neste ano a inflação chegará a 9%, de acordo com cálculos de analistas do mercado financeiro divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central.

As previsões foram publicadas no Boletim Focus, que o Banco Central divulga a cada semana e que inclui uma pesquisa com cem analistas do mercado financeiro privado sobre o estado da economia nacional.

Na edição desta segunda-feira, os analistas agravaram levemente as previsões para a economia e elevaram o cálculo da contração que esperam para este ano, que até na semana passada era de 1,45%.

Também revisaram em alta as projeções para a inflação, que até a segunda-feira passada eram de 8,97% para este ano e agora se situa em 9%.

O governo admitiu que a economia reduzirá em 2015, mas até então essa contração era de 1,2%, enquanto trabalha com uma meta de inflação de 4,5%, com uma tolerância de dois pontos percentuais que eleva o máximo tolerável até 6,5%.

Os analistas consultados pelo Banco Central também previram que a taxa básica de interesse, que atualmente está em 13,75% ao ano, manterá uma curva crescente e chegará ao fim do ano em 15,5%. 

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBoletim FocusInflaçãoMercado financeiro

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China