Economia

Anac ouve reclamações de passageiros após mudanças

São Paulo - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu 123 reclamações de passageiros nesta semana sobre empresas aéreas que descumpriram as regras que asseguram direitos aos usuários. A regulamentação que entrou em vigor no domingo amplia os direitos dos passageiros nos casos de atraso de voo, cancelamento e overbooking. Na segunda-feira, equipes da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu 123 reclamações de passageiros nesta semana sobre empresas aéreas que descumpriram as regras que asseguram direitos aos usuários. A regulamentação que entrou em vigor no domingo amplia os direitos dos passageiros nos casos de atraso de voo, cancelamento e overbooking.

Na segunda-feira, equipes da Anac registraram 24 manifestações de usuários sobre atrasos, cancelamentos e overbooking nos principais aeroportos brasileiros. Na terça-feira, foram 69 reclamações e ontem, 30 registros foram feitos.

Os inspetores fiscalizaram o cumprimento da norma nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, no Galeão, no Rio, e em Brasília. As próximas visitas serão realizadas no Santos Dumont, no Rio, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Confins, em Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Viracopos, em Campinas, Manaus e Belém. Segundo a Agência, "as companhias aéreas que ainda não estão cumprindo integralmente a norma já foram advertidas formalmente para que corrijam os problemas, sob pena de receber multas de R$ 4 mil a R$ 10 mil por ocorrência".

A resolução número 141 foi prometida pela Anac em dezembro de 2007, quando o País enfrentava as consequências do apagão aéreo deflagrado com a queda de um Boeing da Gol em Mato Grosso, em setembro do ano anterior. Os passageiros podem ligar para o telefone 0800 725 4445. As ligações são gratuitas e estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive em inglês e espanhol. Na internet, o contato pode ser feito www.anac.gov.br/faleanac.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoConsumidoresSetor de transporteTransportes

Mais de Economia

Lula inicia agendas na China com foco em estender comércio chinês no Brasil

Justiça proíbe financeiras de bloquearem celulares dados em garantia para empréstimos

Banco Central divulga incidente de segurança envolvendo dados cadastrais de chaves Pix

IPCA de abril desacelera e fica em 0,43%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 5,53%