Economia

Amorim não descarta compra de caças neste semestre

Ministro da Defesa disse que espera uma decisão ainda neste semestre, mas esclareceu que palavra final vai caber a Dilma

Amorim espera que Dilma decida até o fim do semestre sobre os caças (Roberto Stuckert Filho/PR)

Amorim espera que Dilma decida até o fim do semestre sobre os caças (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 12h25.

Brasília - O ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil pode decidir neste primeiro semestre a milionária compra de 36 caças, que foi adiada em 2011 devido a um corte orçamentário.

"Tenho a expectativa de que (a decisão de compra) possa ser neste semestre", disse Amorim consultado por jornalistas depois de participar de um seminário sobre política de defesa.

Mas advertiu: "A decisão é da presidente (Dilma Rousseff). Não posso fixar prazos à presidente".

"Creio que os caças são necessários, o Brasil necessita dos caças para sua proteção. (...) A presidente é plenamente consciente disso. Agora, o momento exato tem que ser uma conjunção de circunstâncias, que inclua o lado das necessidades e o das possibilidades" para a compra, acrescentou.

O avião Rafale, da fabricante francesa Dassault, concorre com o F/A-18 Super Hornet, da americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab, por um contrato estimado entre 4 e 7 bilhões de dólares.

Ao se referir à preferência que as autoridades brasileiras manifestaram no passado pelo avião francês Rafale, Amorim foi taxativo: "Será uma decisão da presidente".

O ministro descartou que sua recente viagem à Índia, país que acaba de anunciar a compra de aviões Rafale, tenha como objetivo reforçar a aposta brasileira pelo avião francês.

"É muito importante que o Brasil troque informações, mas não quer dizer que a decisão venha a ser a mesma" que a Índia adotou, disse.

Uma fonte do governo brasileiro afirmou à AFP que a decisão não será tomada antes que sejam definidas as eleições presidenciais na França em maio. Ele lembrou também que a presidente viajará para os Estados Unidos de 9 a 11 de abril para se reunir com o presidente Barack Obama.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilMinistério da DefesaOrçamento federal

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis