Economia

Altas de juros são decisivas para crescimento, diz diretor do Fed

John Williams afirmou que o banco central dos EUA precisa continuar elevando os juros gradualmente para manter a economia em equilíbrio

Federal Reserve: neste mês o Fed elevou a taxa de juros pela segunda vez este ano, e sinalizou que planeja elevá-la mais uma vez em 2017 (Mandel Ngan/AFP)

Federal Reserve: neste mês o Fed elevou a taxa de juros pela segunda vez este ano, e sinalizou que planeja elevá-la mais uma vez em 2017 (Mandel Ngan/AFP)

R

Reuters

Publicado em 26 de junho de 2017 às 08h27.

Sydney - Com a economia dos Estados Unidos em pleno emprego e a inflação a caminho de alcançar a meta do Federal Reserve de 2 por cento no próximo ano, o banco central dos EUA precisa continuar elevando os juros gradualmente para manter a economia em equilíbrio, afirmou nesta segunda-feira o presidente do Fed de San Francisco, John Williams.

"Se demorarmos demais, a economia vai superaquecer, provocando inflação ou algum outro problema", disse Williams em declarações preparadas para apresentação na Universidade de Tecnologia de Sydney.

"Elevar gradualmente a taxa de juros para levar a política monetária de volta ao normal nos ajuda a manter a economia crescendo a uma taxa que pode ser sustentável por mais tempo."

Neste mês o Fed elevou a taxa de juros pela segunda vez este ano, e sinalizou que planeja elevá-la mais uma vez em 2017 e três vezes em 2018. Mas com a inflação enfraquecendo recentemente e o crescimento econômico em 2 por cento, operadores têm apostado que o Fed acabará indo muito mais lentamente.

Como a chair do Fed, Janet Yellen, Williams disse acreditar que as recentes leituras fracas de inflação serão transitórias, e prevê o retorno da inflação a 2 por cento até o próximo ano.

Williams também afirmou que o mercado de trabalho continuará a se fortalecer, com a taxa de desemprego, agora na mínima de 16 anos de 4,3 por cento, devendo cair mais e permanecendo pouco acima de 4 por cento no próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemJuros

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE