Economia

Alimentos em SP voltam a subir com impacto na inflação

Dos sete grupos pesquisados para o IPC, o de alimentação foi o que apresentou o maior índice (1,17%) ante 0,8% da primeira prévia


	Alimentos foi o setor que apresentou o maior índice de inflação entre os grupos pesquisados para o IPC
 (Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Alimentos foi o setor que apresentou o maior índice de inflação entre os grupos pesquisados para o IPC (Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2014 às 11h46.

São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) na cidade de São Paulo, atingiu 0,53%, na segunda prévia do mês.

Essa taxa superou a alta registrada na primeira prévia (0,4%). Dos sete grupos pesquisados, o de alimentação foi o que apresentou o maior índice (1,17%) ante 0,8% da primeira prévia.

A segunda maior pressão sobre o orçamento familiar veio do grupo habitação (de 0,43% para 0,52%). O consumidor também sentiu mais o comprometimento de seus ganhos com as despesas pessoais (de 0,2% para 0,3%). Em transportes, a taxa passou de 0,03% para 0,1%.

No grupo vestuário, foi mantida a mesma taxa de alta da pesquisa anterior (0,25%) e, nos demais grupos, as altas ocorreram com variações abaixo da apuração passada: saúde (de 0,52% para 0,45%) e em educação (de 0,15% para 0,12%).

O IPC mede a variação de preços para o consumidor (na cidade de São Paulo) com base nos gastos de quem ganha de um a 20 salários mínimos. Os grupos de despesas estão compostos de acordo com as Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) em constante atualização.

O período de pesquisa das variações de preços ocorre a partir do primeiro ao último dia de cada mês. A Fipe divulga também as variações de preços das últimas quatro semanas imediatamente anteriores.

A metodologia do índice foi concebida de modo a evitar surpresas: o IPC indica tendências fortes das variações de preços da camada de renda da população analisada.

Acompanhe tudo sobre:Alimentaçãocidades-brasileirasConsumidoresEstatísticasIndicadores econômicosInflaçãoIPCMetrópoles globaisPreçosSão Paulo capitalTrigo

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron