Economia

Alencar desiste de concorrer e assume Presidência no domingo

Brasília - Com o anúncio feito hoje (9) pelo vice-presidente José Alencar de que não vai se candidatar a cargo eletivo nas próximas eleições, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não vai mais assumir a Presidência da República neste domingo (11), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para os Estados Unidos. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - Com o anúncio feito hoje (9) pelo vice-presidente José Alencar de que não vai se candidatar a cargo eletivo nas próximas eleições, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não vai mais assumir a Presidência da República neste domingo (11), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para os Estados Unidos. "Não vou ser candidato e não vou viajar. Assumo a Presidência no domingo", disse Alencar.

 

Terceiro na linha sucessória na ausência de Lula, Sarney assumiria a Presidência porque José Alencar e presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), sairiam do país para não ocuparem o cargo, o que os impediria de se candidatar nas eleições de outubro, como determina a Lei das Inelegibilidades.

 

Alencar já havia programado uma viagem ao Uruguai no período em que Lula estaria fora do Brasil. Temer já estudava um destino para também se ausentar do país.

 

Ao anunciar a decisão de não se candidatar, Alencar disse que não acha correto se concorrer a cargo eletivo por não estar cientificamente curado do câncer e ainda frequentar sessões de quimioterapia. Ele afirmou, porém, que se sente bem de saúde, apesar do tratamento contra a doença.

Acompanhe tudo sobre:GovernoLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE