Economia

Alemanha vê ponto de partida em acordo UE/Grécia

Zona do euro avaliou o projeto de reformas da Grécia, o que abriu caminho para aprovar a extensão do programa de assistência financeira de Atenas


	A chanceler da Alemanha, Angela Merkel: "celebro o fato de que conseguimos encontrar um ponto de partida para as negociações com o novo governo grego"
 (Hannibal Hanschke/Reuters)

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel: "celebro o fato de que conseguimos encontrar um ponto de partida para as negociações com o novo governo grego" (Hannibal Hanschke/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 11h22.

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, celebrou nesta quarta-feira o acordo entre a Grécia e seus credores, incluindo a União Europeia, que considera um "ponto de partida", mas advertiu que ainda resta muito trabalho.

"Celebro o fato de que conseguimos encontrar um ponto de partida para as negociações com o novo governo grego", declarou Merkel.

"Mas ainda falta muito trabalho pela frente", completou, em uma entrevista coletiva em Berlim ao lado primeiro-ministro sueco Stefan Löfven.

Na véspera, a zona do euro avaliou o projeto de reformas da Grécia, o que abriu caminho para aprovar a extensão de quatro meses do programa de assistência financeira de Atenas.

O atual programa de assistência financeira da Grécia termina no fim de fevereiro e uma extensão deve ser aprovada pelos parlamentos nacionais em alguns dos países-membros da zona do euro, como no caso da Alemanha.

"Um acordo do Eurogrupo não quer dizer que as reformas foram aprovadas como apresentadas por Atenas", disse à imprensa o comissário de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici.

O próximo passo será especificar a lista de reformas e endossá-las junto com as instituições, até o final de abril", acrescenta o comunicado.

Fontes diplomáticas afirmaram, contudo, que há reservas sobre o acordo, mas todos reconheceram que seria melhor obter uma base inicial para evitar a incerteza que poderia advir do fracasso de um acordo.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosEuropaPiigsUnião EuropeiaAngela MerkelGréciaCrise gregaDívidas de países

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço