Economia

Alemanha evita recessão e cresce 0,1% no 3º trimestre

Economia alemã evitou recessão graças ao forte aumento nos gastos dos consumidores e um pequeno impulso de comércio exterior


	Banco central alemão: alguns economistas temiam que a maior economia da Europa afundasse em recessão no período de julho a setembro
 (Bloomberg)

Banco central alemão: alguns economistas temiam que a maior economia da Europa afundasse em recessão no período de julho a setembro (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2014 às 07h05.

Berlim - A economia alemã cresceu apenas 0,1 por cento no terceiro trimestre deste ano, evitando por pouco uma recessão graças ao forte aumento nos gastos dos consumidores e um pequeno impulso de comércio exterior.

Alguns economistas temiam que a maior economia da Europa afundasse em recessão no período de julho a setembro, após queda no segundo trimestre, mas a Alemanha conseguiu igualar a previsão de crescimento de 0,1 por cento de pesquisa da Reuters.

"A Alemanha evitou uma recessão", afirmou o economista Joerg Kraemer, do Commerzbank, acrescentando, porém, que as encomendas à indústria e o índice de clima de negócios do Ifo sugerem que o crescimento no quarto trimestre pode ser fraco.

O Escritório de Estatísticas informou que o principal impulso positivo veio do consumo das famílias, "que aumentaram fortemente seus gastos", enquanto o comércio exterior mostrou "ligeiro efeito positivo sobre o PIB".

Os investimentos diminuíram no geral, informou o órgão, com o investimento em equipamentos caindo drasticamente, o investimento em construção ligeiramente para baixo e uma clara redução nos estoques.

O governo da chanceler Angela Merkel está sob pressão dos parceiros europeus e da indústria alemã para aumentar o investimento público, a fim de estimular a economia europeia e alemã de maneira mais ampla e reforçar a deteriorada infraestrutura da Alemanha.

O escritório revisou a contração no segundo trimestre para 0,1 por cento, ante redução de 0,2 por cento.

Dados não ajustados mostraram que a economia cresceu 1,2 por cento no terceiro trimestre sobre um ano antes, superando a previsão de consenso em pesquisa da Reuters, de expansão de 1,0 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaConsumoEuropaIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China