Economia

Alemanha estima que sua economia esfriou no 2º trimestre

Os dados, que não correspondem a números concretos, fazem parte do relatório de julho do Ministério das Finanças alemão

Alemanha: "A imagem geral dos indicadores indica um desenvolvimento moderado do Produto Interno Bruto (PIB) para o resto do ano", aponta o documento (Lintao Zhang/Getty Images)

Alemanha: "A imagem geral dos indicadores indica um desenvolvimento moderado do Produto Interno Bruto (PIB) para o resto do ano", aponta o documento (Lintao Zhang/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2012 às 06h24.

Berlim - O Ministério das Finanças da Alemanha estimou nesta sexta-feira que o crescimento de sua economia no segundo trimestre ficou abaixo do 0,5% intertrimestral registrado nos primeiros três meses de 2012 e que seu desenvolvimento será "moderado" na segunda metade deste ano.

Os dados, que não correspondem a números concretos, fazem parte do relatório de julho do Ministério, após a análise das últimas quedas da produção industrial e do enfraquecimento da confiança empresarial por consequência do recrudescimento da crise na zona do euro.

"A imagem geral dos indicadores indica um desenvolvimento moderado do Produto Interno Bruto (PIB) para o resto do ano", aponta o documento.

A demanda interna, "o suporte mais importante do crescimento econômico da Alemanha" na atualidade, e a alta suave mas constante da ocupação laboral seguirão mantendo o pulso do avanço, avalia o texto.

Isto compensa parcialmente a queda das exportações e o 'enfraquecimento da dinâmica exportadora' previstos pelo Ministério das Finanças para o resto do ano.

Além disso, o relatório mensal indica que a atividade industrial na Alemanha deverá manter-se em um 'caminhar tranquilo' no segundo semestre de 2012.

Por fim, o documento avalia o relaxamento da inflação, que em junho voltou a cair ligeiramente na maior economia europeia.

"O clima de preços na Alemanha se tranquilizou ainda mais" devido à retração da conjuntura econômica global, indicou o texto.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026