Economia

Alemanha e China concordam em promover livre-comércio

Os líderes dos dois países conversaram por telefone e ratificaram seu compromisso conjunto para a abertura de mercado

Merkel e Xi: líderes conversaram antes de uma reunião de ministros das Finanças do G20 (Etienne Oliveau/Pool/Getty Images)

Merkel e Xi: líderes conversaram antes de uma reunião de ministros das Finanças do G20 (Etienne Oliveau/Pool/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 16 de março de 2017 às 14h27.

A chefe de governo alemã, Angela Merkel, e o presidente chinês, Xi Jinping, reiteraram nesta quinta-feira seu compromisso com o livre-comércio, antes de uma reunião de ministros das Finanças do G20, segundo um comunicado oficial alemão.

Os dois líderes falaram por telefone e, segundo o texto, ratificaram seu compromisso conjunto para "promover o livre-comércio e a abertura de mercado".

Segundo o jornal econômico alemão Handelsblatt desta quinta-feira, os participantes do G20 Financeiro, que acontece sexta-feira e sábado em Baden Baden, discordam sobre a necessidade de mencionar o "livre-comércio" no comunicado final.

Vários países, entre eles Brasil, França e Cingapura, querem reafirmar esse princípio, enquanto que os Estados Unidos se opõem, segundo o jornal. A Alemanha tenta encontrar um compromisso, segundo as fontes citadas pelo jornal.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelChinaComércio exteriorXi Jinping

Mais de Economia

Lula critica crise do Pix: ‘Nenhum ministro poderá fazer portaria que crie confusão’

Boletim Focus: Mercado projeta inflação ainda mais alta em 2025

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad