Economia

Alemanha diminui previsão de crescimento em 2012 a 0,7%

A previsão anterior, que datava de outubro, era de um aumento do PIB de 1%

O déficit público alemão em 2012 deve se situar em 1% do PIB e o desemprego será de 6,8% da população economicamente ativa (Patrik Stollarz/AFP)

O déficit público alemão em 2012 deve se situar em 1% do PIB e o desemprego será de 6,8% da população economicamente ativa (Patrik Stollarz/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2012 às 09h02.

Berlim - O governo alemão cortou nesta quarta-feira em três décimos, a 0,7%, a previsão de crescimento da maior economia europeia em 2012, devido ao impacto da crise da Eurozona e da desaceleração dos mercados emergentes.

A previsão anterior, que datava de outubro, era de um aumento do PIB de 1%. Para 2013, a projeção é de um crescimento de 1,6%, disse o ministro da Economia, Philipp Roesler.

O ministro informou que a economia alemã crescerá 0,1% no primeiro trimestre deste ano, após retroceder 0,3% no quarto trimestre de 2011, embora tenha descartado a entrada em recessão (definida como dois trimestres consecutivos de contração do PIB em relação ao trimestre anterior).

O déficit público alemão em 2012 deve se situar em 1% do PIB e o desemprego será de 6,8% da população economicamente ativa, embora a evolução desses dados "dependa de maneira decisiva do crescimento e da estabilidade dos sócios europeus", disse Roesler.

"Um crescimento contínuo da Alemanha só será possível se a Europa tiver um crescimento duradouro", insistiu.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoCrises em empresasDesempregoDesenvolvimento econômicoDívida públicaEuropaPaíses ricos

Mais de Economia

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje