Economia

Alckmin afirma que discussão sobre alternativas ao IOF está 'bem encaminhada'

Vice-presidente afirmou que medidas vão incluir aumento de receitas e corte de despesas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 7 de junho de 2025 às 19h50.

Tudo sobreIOF
Saiba mais

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou neste sábado, 7, que a discussão sobre alternativas para a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) está "bem encaminhada" e que deve envolver tanto o aumento de receitas quanto o corte de despesas.

Alckmin está no exercício da Presidência durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e falou sobre as discussões durante uma visita a uma fábrica em Brasília.

— Acho que a solução virá pelo método ideal, que é atuar nas duas pontas. Procurar melhorar receita, com eficiência, onde puder melhorar, e reduzir despesa, melhorando a eficiência do gasto público — afirmou.

O vice-presidente disse que essa é a linha que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentará durante reunião com lideranças do Congresso, marcada para ocorrer no domingo, para tratar de medidas que podem substituir a elevação do IOF.

Para Alckmin, esse diálogo é prova de "maturidade":

— Quero destacar a prova de maturidade, de amadurecimento. O diálogo é o bom caminho. Ouvir, dialogar e resolver. Quem ouve mais erra menos. Acho que está bem encaminhada, vamos aguardar essa discussão que ocorrerá agora neste fim de semana e no início da semana.

Na terça-feira, Lula realizou um almoço com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que contou com a participação de Haddad e Alckmin.

Na saída, Haddad afirmou que houve um "alinhamento" com a cúpula do Congresso sobre as medidas fiscais, mas disse que as ações só serão apresentadas após a reunião com líderes.

Acompanhe tudo sobre:IOFGeraldo AlckminGoverno LulaFernando HaddadMinistério da Fazenda

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas