Economia

Ajuste fiscal é 1ª etapa do ajuste econômico, diz Levy

O ministro da Fazenda reforçou a necessidade do ajuste fiscal e disse que ele é apenas "a primeira etapa do ajuste econômico"


	Joaquim Levy: segundo Levy, "vencida a etapa do ajuste" será possível implementar uma agenda "triplo A (AAA)" para o país
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Joaquim Levy: segundo Levy, "vencida a etapa do ajuste" será possível implementar uma agenda "triplo A (AAA)" para o país (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2015 às 22h43.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou na noite desta segunda-feira, 4, que o desafio do setor privado brasileiro, junto com o governo, é aceitar que as coisas não serão iguais ao passado, "mas deverão ser melhores do que no passado".

"Temos de ser facilitadores do futuro e não restauradores do passado", disse a uma plateia de empresários e executivos em evento na capital paulista.

"Essa tem de ser a nossa motivação e tenho a confiança de que com isso seremos vitoriosos."

Levy lembrou o ciclo da alta dos preços das commodities, que foi benéfico para o Brasil, mas salientou que agora é preciso "estar preparado para trabalhar num mercado diferente". "Temos de fazer mudanças por conta do cenário mundial", afirmou.

O ministro reforçou por diversas vezes a necessidade de implantação do ajuste fiscal e disse que ele é apenas "a primeira etapa do ajuste econômico".

Segundo Levy, "vencida a etapa do ajuste" será possível implementar uma agenda "triplo A (AAA)" para o País.

O ministro citou "como exemplo prático" o papel do Banco Nacional de Desevolvimento Econômico e Solcial (BNDES) e disse que "ele continuará sendo importante, mas não como era antes".

Segundo Levy, é preciso mudar as políticas de financiamento - apesar de isso parecer "um desafio desmedido" - para alcançar com sucesso a solidez fiscal exigida pelo atual momento. "Temos como conseguir. Exigirá esforço e imaginação, mas tenho muita confiança", falou.

Levy afirmou que essa nova postura "será uma das pedras fundamentais da agenda Triplo A. "É a agenda para além do ajuste e ela só poderá existir se o ajuste estiver completo", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscaleconomia-brasileiraJoaquim LevyMinistério da Fazenda

Mais de Economia

Haddad diz que manutenção do arcabouço fiscal 'depende muito mais do Congresso Nacional'

Cobrança de IOF vai desestimular aportes em planos de previdência do tipo VGBL, dizem especialistas

Governo Lula adotou ao menos 25 medidas que aumentam arrecadação de impostos desde 2023

Giro do dia: impacto do IOF, INSS e descontos, Sebastião Salgado e Trump versus celulares