Economia

Agropecuária foi o destaque do setor produtivo no 1º tri

O setor cresceu 9,17%, o maior aumento desde o segundo trimestre de 1998, segundo o IBGE


	Colheita da agricultura: já na comparação com o primeiro trimestre de 2012, o crescimento foi ainda maior, 17%
 (Adalberto Roque/AFP)

Colheita da agricultura: já na comparação com o primeiro trimestre de 2012, o crescimento foi ainda maior, 17% (Adalberto Roque/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2013 às 10h19.

Rio de Janeiro – A agropecuária foi o destaque do setor produtivo brasileiro no primeiro trimestre deste ano, com crescimento de 9,7% na comparação com o trimestre anterior. Esse é o maior aumento desde o segundo trimestre de 1998, que havia sido de 13,9%.

Já na comparação com o primeiro trimestre de 2012, o crescimento foi ainda maior: 17%. Este crescimento, na comparação com o primeiro trimestre de 2012, foi o maior da série histórica do PIB iniciada em 1996. Os dados foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os fatores que levaram ao crescimento da agropecuária estão os aumentos das safras de soja, milho, fumo e arroz. De acordo com Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a soja deve ter aumento de 23,3% no ano, enquanto a produção do milho deve crescer 9,1%.

“Lembrando que a gente está comparando com um ano que foi muito prejudicado por fatores climáticos. O ano passado foi um ano muito ruim para a lavoura, com seca etc. Também houve um crescimento importante na soja, que representa 20% da lavoura”, disse a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Na comparação com o último trimestre de 2012, houve crescimentos também nos setores de administração, saúde e educação públicas (0,8%), atividade imobiliária e aluguel (0,7%), comércio (0,6%), indústria da transformação (0,3%) e intermediação financeira (0,1%).

Já as maiores quedas foram observadas pelos segmentos de indústria extrativa mineral (-2,1%), transporte, armazenagem e correio (-0,9%) e outros serviços (-0,5%).

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioAgropecuáriaEstatísticasIBGETrigo

Mais de Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 5,9 bi em junho; governo reduz projeção de saldo positivo

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF

AGU diz que decisão de Moraes sobre IOF reafirma compromisso por separação de Poderes

Motta diz que decisão de Moraes mantendo IOF sem alta está em 'sintonia com a Câmara'