Economia

Agroconsult eleva previsão para 2ª safra de milho a 46,6mi t

Previsão de maio era de uma produção de 42,1 milhões de toneladas na chamada "safrinha" de milho, que está começando a ser colhida


	Milho: segunda safra de 2014 deverá ficar apenas 1 por cento abaixo da colheita de 2013
 (Getty Images/Getty Images)

Milho: segunda safra de 2014 deverá ficar apenas 1 por cento abaixo da colheita de 2013 (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2014 às 12h49.

São Paulo - Novos dados sobre as lavouras nas principais regiões produtoras de milho apontam para uma colheita do cereal maior que o esperado inicialmente, de 46,6 milhões de toneladas, disse nesta sexta-feira a consultoria Agroconsult.

A previsão de maio era de uma produção de 42,1 milhões de toneladas na chamada "safrinha" de milho, que está começando a ser colhida.

Equipes da expedição técnica Rally da Safra percorreram no início deste mês plantações em Mato Grosso, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul, atualizando estimativas de produção.

Com a nova estimativa, a segunda safra de 2014 deverá ficar apenas 1 por cento abaixo da colheita de 2013. Essa queda de produção era estimada anteriormente em 10 por cento.

"No Paraná, as chuvas ocorridas nos últimos dias têm sido favoráveis para a finalização do desenvolvimento das lavouras", disse a Agroconsult, em nota.

A consultoria destacou que os dois principais Estados produtores, Mato Grosso e Paraná, reduziram a produção ante 2013, na ordem de 14 por cento e 6 por cento, respectivamente, devido a uma queda na área plantada.

Em Mato Grosso, houve também clima desfavorável em relação ao ano passado, disse a Agroconsult.

A colheita em Mato Grosso avançou para 2,8 por cento da área semeada, disse nesta sexta-feira o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), avanço de 1,5 ponto percentual ante a semana passada e em linha com o ritmo registrado em 2013.

Já no Paraná, segundo principal Estado produtor, a colheita alcança 1 por cento da área, segundo dados mais recentes do governo estadual.

Goiás e Mato Grosso do Sul aumentarão em 16 por cento e 6 por cento a produção de milho safrinha em 2014, o que compensou as perdas observadas no Mato Grosso, disse a Agroconsult.

A consultoria estimou, no fim de maio, a primeira safra de milho do Brasil nesta temporada em 29,8 milhões de toneladas. Desta forma, a safra total de milho do Brasil em 2013/14 deve ser de 76,4 milhões de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoCereaisCommoditiesMilho

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE