Economia

Agroconsult eleva previsão de safra de soja do Brasil a 111 mi t

Projeção significa um aumento importante na comparação com o último número divulgado pela consultoria, de 107,8 milhões de toneladas

Soja: nova estimativa de produção representa um crescimento de mais de 15 milhões de toneladas na comparação com a produção da safra passada do Brasil (Paulo Fridman/Bloomberg)

Soja: nova estimativa de produção representa um crescimento de mais de 15 milhões de toneladas na comparação com a produção da safra passada do Brasil (Paulo Fridman/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 20 de março de 2017 às 11h07.

Barreiras - A safra de soja 2016/17 do Brasil deverá atingir um recorde de aproximadamente 111 milhões de toneladas, de acordo com dados revisados da consultoria Agroconsult, e pode ser ainda maior caso as condições climáticas sigam favoráveis nos Estados do Norte/Nordeste (Matopiba) e Rio Grande do Sul.

A projeção significa um aumento importante na comparação com o último número divulgado pela consultoria, de 107,8 milhões de toneladas, em meados do mês passado.

A nova estimativa representa um crescimento de mais de 15 milhões de toneladas na comparação com a produção da safra passada do Brasil, o maior exportador da oleaginosa.

O número foi revelado à Reuters em conversa com o analista da Agroconsult Rodrigo Cruz, durante visita da expedição técnica Rally da Safra a uma lavoura em Barreiras (BA).

"Não fica abaixo disso (de 111 milhões), nem se cortar a chuva. Agora é ver como está a partir de agora, porque as lavouras estão muito boas...", disse o analista, acrescentando que apenas o Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) poderia elevar a estimativa de produção do país em cerca 1,5 milhão de toneladas, ante o número atual.

O Rio Grande do Sul, que juntamente com a região do Matopiba, tem colheita mais tardia, poderia adicionar outras 1,5 milhão de toneladas à projeção da consultoria, se o clima continuar favoravável, disse ele.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaSafras agrícolasSoja

Mais de Economia

Lula encomenda ao BNDES plano para reestruturação de estatais com foco em deficitárias

Pacheco afirma que corte de gastos será discutido logo após Reforma Tributária

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour é “justificada”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro