Economia

Agricultores de Mato Grosso começam colheita de soja

Produtores começaram a colheita de uma safra que promete ser recorde


	Caminhão estaciona para ser carregado com soja em uma fazenda na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Caminhão estaciona para ser carregado com soja em uma fazenda na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2013 às 15h36.

São Paulo - Produtores de soja de Mato Grosso --principal Estado produtor do país-- começaram a colheita de uma safra que promete ser recorde, disse nesta segunda-feira a associação que representa o setor.

Há relatos de colheita em três regiões do Estado onde os produtores conseguiram semear a soja logo após o início da temporada, em 15 de setembro, disse o diretor técnico da Associação do Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja MT), Nery Ribas.

"Já tem uma colheita inicial. Está próximo a um por cento no Estado", afirmou.

O índice está em linha ou ligeiramente acima do registrado no mesmo período de 2012.

Alguns agricultores de Campo Verde e Primavera do Leste, no sul de Mato Grosso, de Sapezal no oeste do Estado e em Lucas do Rio Verde e Sorriso, no norte, já relataram colheita, disse Ribas.

A soja de Mato Grosso representa cerca de um terço da safra brasileira. Nesta temporada 2013/14, a projeção do governo e de consultorias gira em torno de um recorde de 90 milhões de toneladas Ribas disse que alguns agricultores começaram a colheita perto do Natal, mas que chuvas nos últimos dias --que se estenderam até esta segunda-feira-- têm atrapalhado os trabalhos.

Apesar de necessárias para o desenvolvimento das lavouras, as chuvas atrapalham a secagem das lavouras na fase final, atrasando a colheita, além de favorecerem a proliferação de doenças fúngicas, como a temida ferrugem asiática.

"A chuva atrapalha um pouquinho o controle, mas o pessoal está organizado para isto", disse o diretor da Aprosoja. "O pessoal tem mais de 10 anos de experiência com ferrugem, então está mais preparado do que para a lagarta, mas as duas são preocupantes." Até o momento, órgãos de pesquisa já registraram 75 casos da doença em lavouras brasileiras, contra 39 casos no mesmo estágio da safra passada.

Segundo a Somar Meteorologia, a tendência para os próximos seis a 10 dias é de "chuvas mais generalizadas" nas áreas de soja do Brasil. Chove no Sul, no Centro-Oeste, em grande parte do Sudeste e até mesmo no Nordeste, com volumes baixos no Estado da Bahia." 

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioCommoditiesGrãosSojaTrigo

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto