Economia

Abono do PIS para nascidos em outubro começa a ser pago hoje

Também já podem sacar o benefício a partir desta sexta-feira os servidores públicos com final da inscrição 3


	Dinheiro: para ter direito ao abono, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos
 (Marcos Issa/Bloomberg News)

Dinheiro: para ter direito ao abono, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos (Marcos Issa/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2016 às 18h02.

Trabalhadores nascidos no mês de outubro e que trabalharam com carteira assinada por pelo menos um mês no ano passado com remuneração média de até dois salários-mínimos podem sacar, a partir de hoje (14), o pagamento do Abono Salarial do PIS/ Pasep ano-base 2015.

Também já podem sacar o benefício a partir desta sexta-feira os servidores públicos com final da inscrição 3. De acordo com o Ministério do Trabalho, os empregados da iniciativa privada poderão retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Já os servidores públicos sacam o benefício no Banco do Brasil.

Para ter direito ao abono, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e o empregador precisa ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais).

A partir deste ano, o valor do abono é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. Ou seja, quem trabalhou apenas um mês, receberá o equivalente a 1/12 do salário-mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral.

Segundo o coordenador-geral do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges, o recurso ficará disponível para saque até 30 de junho de 2017.

Acompanhe tudo sobre:DinheiroMinistério do TrabalhoSalário mínimo

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China