Economia

Abertura de vagas tem primeiro aumento desde 2014, diz Fipe

Na passagem de abril para maio, o aumento foi de 4,1% e em maio ante maio de 2015, a alta foi de 1,5%


	Emprego: na passagem de abril para maio, o aumento foi de 4,1% e em maio ante maio de 2015, a alta foi de 1,5%
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Emprego: na passagem de abril para maio, o aumento foi de 4,1% e em maio ante maio de 2015, a alta foi de 1,5% (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2016 às 15h50.

São Paulo - A abertura de vagas de emprego no país teve o primeiro aumento mensal e interanual desde junho de 2014, conforme apurou o Índice Catho-Fipe de Novas Vagas de Emprego, publicado em primeira mão pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Na passagem de abril para maio, o aumento foi de 4,1% e em maio ante maio de 2015, a alta foi de 1,5%.

"Ainda assim, o ritmo de geração de vagas segue em um patamar fraco quando analisados períodos mais longos. A variação acumulada em 2016 aponta para queda de 7,4% sobre o mesmo período de 2015, que por sua vez já mostrava queda de 14,2% com relação ao mesmo período de 2014", explicam os analistas da Fipe e Catho, em nota.

Por causa do resultado de maio, os indicadores derivados do Índice Catho-Fipe de Novas Vagas de Emprego também apresentaram aumento na comparação com abril.

O Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato mostrou crescimento de 2,6%, enquanto o Índice de Novas Vacâncias subiu 4,5%. Entretanto, os indicadores, na comparação anual, têm quedas de 28,5% e de 0,4%; e retrações de 34,6% e de 9,4% no acumulado do ano, respectivamente.

No caso do Índice de Vagas por Candidato, o indicador voltou a um patamar próximo daquele registrado em fevereiro desse ano, mas é o vigésimo segundo mês consecutivo de perda quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, o que é um recorde negativo nessa base de comparação.

Acompanhe tudo sobre:CathoEmpregosEmpresasEmpresas de internetFipe

Mais de Economia

Aviação brasileira tem melhor semestre da história com recorde de passageiros em 2025

Governo do Goiás cria linha de crédito para empresas afetadas por tarifaço de Trump

Retaliação do Brasil ao tarifaço de Trump é automática? Entenda como é o processo

Governo deve anunciar redução do contingenciamento orçamentário nesta terça