Economia brasileira é 5 vezes maior que a colombiana e recebe 4 vezes mais investimento estrangeiro; veja outras vantagens que levamos sobre nossos rivais
No lar dos canarinhos (REUTERS/Kai Pfaffenbach)
João Pedro Caleiro
Publicado em 4 de julho de 2014 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h08.
São Paulo - Depois de uma vitória apertada contra o Chile, o Brasil joga hoje em Fortaleza contra outro colega latino-americano: a Colômbia. No futebol, nosso histórico vence de lavada. Na economia, ficamos na frente em tamanho, emprego e atração de investimento estrangeiro. Veja 7 exemplos de coisas que o Brasil tem e a Colômbia não tem:
Com seu PIB de US$ 2,2 trilhões, o Brasil é a 7ª maior economia do mundo e a maior da América Latina, na frente do México. A Colômbia está em 4º lugar na região, com US$ 387 bilhões, mas deve ultrapassar em breve a Argentina, onde as previsões de crescimento não são boas.
Medir desemprego não é ciência exata: no Brasil, a taxa está entre 4,9% (em abril, segundo a pesquisa mensal do IBGE) e 7,1% (no 1º trimestre, segundo a PNAD). De uma forma ou de outra, é uma taxa historicamente baixa e menor do que os 9,7% registrados na Colômbia (ainda que lá, também seja o menor número em uma década).
A Colômbia é uma economia muito mais aberta do que a brasileira, mas suas exportações estão muito concentradas no petróleo e no mercado dos Estados Unidos. O Brasil é bem mais fechado, mas pelo menos tem um mix mais amplo de produtos e de destinos.
Conhecido como "Nobel da Arquitetura", o Prêmio Pritzker foi criado em 1979 e já premiou até agora dois brasileiros. Em 1998, foi Oscar Niemeyer, que desenhou a sede do governo em Brasília e inúmeras obras ao redor do mundo. Em 2006, foi a vez de Paulo Mendes da Rocha, responsável pelao MUBE e pelas reformas da estação da Luz e da Pinacoteca.
O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, se espalhando pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte do Paraguai. A região é lar para 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, 463 de aves, 132 de mamíferos e mais de 2 mil espécies de plantas.
A Colômbia nunca venceu uma Copa do Mundo, enquanto o Brasil tem cinco títulos no currículo: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A torcida é para que o hexacampeonato venha neste ano de Copa do Mundo realizada no país.