Economia

5 dados que resumem a indústria do turismo em 2015

Em 2015, 1,184 bilhão de pessoas saíram de seus países para fazer turismo


	Turismo: setor sofre, no entanto, com os efeitos dos atentados terroristas, epidemias e migrações
 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Turismo: setor sofre, no entanto, com os efeitos dos atentados terroristas, epidemias e migrações (Tomaz Silva/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2016 às 12h10.

O turismo está em pleno auge e permite que milhões de pessoas no mundo conheçam outros países. Em 2015, 1,184 bilhão de pessoas saíram de seus países para fazer turismo, o que representa uma progressão de 4,4% interanual.

Estes são os cinco pontos-chave do desta indústria florescente, que sofre, no entanto, com os efeitos dos atentados terroristas, epidemias e migrações.

- Europa (Rússia incluída) continua sendo a região mais visitada do mundo, com 609 milhões de viajantes registrados em 2015, seguida da Ásia-Pacífico (277 milhões) e das Américas (190 milhões). O norte da África registrou uma clara queda (-8%) devido aos temores de atentado, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

- Em 2014, os rendimentos com o turismo internacional - gerados pelos gastos de alojamento, compras e transportes - alcançaram 1,5 trilhão de dólares (contra 900 bilhões em 2010). Os chineses foram, de longe, os que mais gastaram em 2014, seguidos dos americanos.

- O turismo representa 10% do PIB mundial, em impacto direto e induzido, e um em cada 11 empregos no mundo (também em impacto direto, indireto e induzido), segundo a OMT.

- China, Estados Unidos e Reino Unido registraram os maiores crescimentos de viajantes, enquanto que caiu o número de turistas russos e brasileiros devido à difícil situação econômica em seus países.

- O segmento de mercado das economias emergentes passou de 30% em 1980 a 45% em 2014 e deve chegar a 57% antes de 2030, o que equivaleria a mais de um bilhão de chegadas de turistas internacionais.

Acompanhe tudo sobre:TurismoIndústria

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas