Eike Batista, o homem mais rico do Brasil, tem uma fortuna que equivale a quase todo o PIB do Bahrein em 2011 (Marcelo Correa/EXAME)
Da Redação
Publicado em 7 de março de 2012 às 17h12.
São Paulo – A Forbes divulgou nesta quarta-feira sua tradicional lista de bilionários. Somadas, a fortunas dos dez homens mais ricos totalizam mais 395 bilhões de dólares, o equivalente ao 34º maior PIB do mundo.
Juntos, os dez bilionários são mais ricos que 152 países, incluindo Suécia, Venezuela, Áustria, Suíça, Portugal, Finlândia e muitos outros.
Eike Batista, o homem mais rico do Brasil, por exemplo, tem uma fortuna que equivale a um quarto do PIB do Equador e a quase todo o PIB do Bahrein em 2011 e representa mais de 1% do PIB do Brasil, estimado em 2,3 trilhões de dólares pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Já a fortuna de Carlos Slim, homem mais rico do mundo, equivale a metade do PIB da Nova Zelândia e é dez vezes maior que o PIB do Zimbábue, 60 vezes maior que o PIB de Samoa e 200 vezes maior que o PIB de São Tomé e Príncipe.
Veja, a seguir, uma comparação entre as dez maiores fortunas do mundo, segundo a Forbes, e o PIB de alguns países, segundo números divulgados pelo FMI (Fundo Monetário Internacional):