O mapa da mina dos gestores – parte III – Pirâmide
Como terceira – e última – parte do mapa da mina dos gestores está a pirâmide de disfunções de um time. Nela estão os principais problemas que podem existir em uma equipe. Vou comentar aqui cada um deles. A base da pirâmide é a confiança. Ela é o começo de tudo, pois sem ela as pessoas têm receio de expor suas ideias por não quererem se tornar vulneráveis perante os […] Leia mais
Publicado em 26 de março de 2013 às, 15h54.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h06.
Como terceira – e última – parte do mapa da mina dos gestores está a pirâmide de disfunções de um time. Nela estão os principais problemas que podem existir em uma equipe. Vou comentar aqui cada um deles.
A base da pirâmide é a confiança. Ela é o começo de tudo, pois sem ela as pessoas têm receio de expor suas ideias por não quererem se tornar vulneráveis perante os outros. Ninguém se expõe, nem se conhece ou desenvolve relacionamento. Assim, como líder você deve ser o primeiro a demonstrar sua vulnerabilidade.
Depois se superada essa barreira, a equipe até se conhece, mas evitam discussões para não gerar desconforto entre os colegas, assim os debates entre o time não acontecem. Isso muitas vezes é ruim porque os problemas não são resolvidos nem colocados em evidência e sim empurrados por medo de gerar um conflito. Seu papel como gestor é estimular o debate, trazer assuntos de desconforto para todos juntos tentarem chegar a uma conclusão.
Outro problema está na falta de comprometimento. Se a confiança e o debate não acontecem surge um gap de comprometimento grande, que pode ser melhorado com o estimulo da clareza na comunicação e conclusão das atividades propostas.
Em seguida o time começa a evitar trazer responsabilidade para si, já que não tem coragem para discutir assuntos mais profundos ou delicados. E por fim temos no topo da pirâmide uma deficiência no foco de um resultado comum, pensando no grupo e não só no individual.
Agora que você conhece as disfunções de uma equipe repense e trabalhe cada uma das etapas para deixar seu time cada vez mais forte.
Conclusão
Depois de apresentadas as 3 partes do “Mapa da mina dos gestores” faça uma revisão e veja como elas têm relação. Junte a teoria da pirâmide, levando em conta que as pessoas são diferentes e execute as ações com a sua inteligência emocional. O líder que se diferencia é aquele que consegue trabalhar bem com esse tripé.