Colunistas

Como garantir sua posição em projetos especializados no fim de ano

Profissionais qualificados também encontram oportunidades com a alta demanda sazonal

 (Freepik)

(Freepik)

Publicado em 1 de novembro de 2024 às 08h30.

O fim de ano é tradicionalmente associado ao aumento de vagas temporárias no Varejo, especialmente aquelas voltadas ao comércio, certo? No entanto, há outro movimento, igualmente relevante, que também ganha força nesse período: a demanda por profissionais especializados para projetos por tempo determinado. Dados do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) reforçam essa tendência e mostram que cerca de 30% dos profissionais entrevistados identificaram um aumento nas ofertas temporárias e acreditam que a demanda seguirá crescendo até o final do ano.

O aumento das oportunidades especializadas está atrelado às necessidades urgentes das empresas durante os meses de novembro e dezembro, quando o fechamento fiscal, auditorias anuais e outros processos críticos aceleram. O impacto é direto, fazendo que companhias dos mais variados setores passem a buscar talentos qualificados. Aqui, cresce a máxima: “quem não é visto, não é lembrado”.

Entre as principais demandas, posso destacar a busca pela diminuição da carteira de clientes inadimplentes, o levantamento de informações para recuperação de crédito tributário, a implementação de padrão de controles SOX, a substituição de saídas repentinas de profissionais-chave e a limitação de headcount. Essas situações incentivam a abertura de oportunidades temporárias e, além de manter a eficiência operacional, permitem que as empresas fechem o ano de forma estratégica e dentro da conformidade regulatória.

De modo geral, projetos especializados oferecem um terreno fértil para o desenvolvimento de profissionais qualificados, pois são uma excelente oportunidade para aprimorar habilidades técnicas e comportamentais em contextos de alta demanda e pressão, que muitas vezes não se encontram em posições permanentes. Além disso, eles possibilitam uma imersão em setores-chave da economia, abrindo portas para contratos mais longos ou até mesmo efetivações.

Por outro lado, ao trabalhar em processos como auditorias fiscais, recuperação de crédito e conformidade regulatória, os profissionais ganham experiência prática em situações complexas, o que pode diferenciar suas trajetórias no mercado. Esse tipo de oportunidade é particularmente valiosa para quem deseja ampliar seu leque de atuação e se posicionar como um talento estratégico e indispensável para as organizações.

Como se preparar e agarrar essas oportunidades?

O fim de ano pode ser competitivo, mas com as estratégias certas, há espaço para se destacar. Para ocupar as vagas disponíveis, acima de tudo, é preciso ter o perfil certo para atender às necessidades das empresas. A seguir, compartilho algumas dicas para garantir sua posição nesses projetos:

  • Invista no desenvolvimento técnico: Pelo âmbito técnico, cursos de excel de curta duração, aperfeiçoamento em softwares específicos, aprofundamento no segundo idioma, entre outras atividades de capacitação, são essenciais para se adequar às exigências do período;
  • Destaque a adaptabilidade: O fim de ano exige flexibilidade para lidar com prazos apertados e demandas, muitas vezes, imprevisíveis. Mostrar que você está preparado para atuar de forma eficaz em ambientes voláteis é um diferencial importante;
  • Fortaleça seu networking: Esteja em contato constante com recrutadores e empresas que lidam com projetos temporários. O networking é uma das ferramentas mais eficazes para garantir que seu nome seja lembrado quando surgirem novas vagas;
  • Aprimore habilidades comportamentais: Além das competências técnicas, as companhias valorizam soft skills como pensamento estratégico, capacidade de autogestão e comunicação eficiente, habilidades cruciais em projetos de alta complexidade e impacto imediato.

Seja para oportunidades temporárias ou permanentes, o mercado busca por talentos que saibam agir sob pressão. Contando com habilidades técnicas afiadas e soft skills bem desenvolvidas, é possível aproveitar o dinamismo do fim de ano estrategicamente. A combinação desses fatores pode transformar a experiência com projetos no próximo grande passo de sua trajetória profissional. Vale o investimento?

Aqui, neste Blog, você encontra outros artigos sobre carreira, gestão e mercado de trabalho. Também é possível ter mais informações sobre os temas na Central do Conhecimento do site da Robert Half. Se você gosta de podcasts, não deixe de acompanhar o Robert Half Talks.

*por Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul e autor do livro Para quem está na chuva… e não quer se molhar

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreira