Exame.com
Continua após a publicidade

Precisamos transformar nossos negócios

Vivemos uma era de grandes transformações comportamentais das pessoas que, inevitavelmente impactam também a forma de se fazer negócios

Time To Adapt on a card in businessman had. Business crisis management concept. (AdobeStock/Reprodução)
Time To Adapt on a card in businessman had. Business crisis management concept. (AdobeStock/Reprodução)

Por Márcio Oliveira 

A sua empresa ainda fala de Transformação Digital? Apesar deste ser um assunto da moda já há algum tempo, confesso que ainda é raro encontrar empresas que realmente estão preparadas para falar de Transformação Digital. Me parece que este assunto ainda fica restrito basicamente a grandes empresas (não todas), startups e em palestras em eventos de Inovação.  

Também tem os casos de algumas empresas que por destino estavam no mercado certo e no momento certo ou foram criadas já em um conceito digital muito forte e, para elas, não existe nenhuma necessidade transformação. Mas para todo o restante, costumo falar que a necessidade de uma Transformação agora é uma questão de sobrevivência de curto prazo e deverá ser acelerada de uma maneira muito grande.  

E me parece que nem a pandemia, que pegou praticamente todas as empresas no mundo de calças curtas nesta questão, conseguiu de fato trazer a Transformação Digital de verdade para a realidade das empresas, sem considerar que muitas ainda cometeram o equívoco de confundir transformação digital com digitalização de processos. 

Em um estudo recente, a McKinsey inclusive compara a maturidade digital dos líderes e empresas brasileiras com o mercado global e vemos que existe por aqui ainda muitas oportunidades para evolução. 

E arrisco dizer que a grande oportunidade de Transformação Digital que todos precisarão fazer deverá ir além de apenas uma digitalização de processos ou de modelos de transações comerciais, como tinha sido o foco até então. A Transformação deverá ser também de como o negócio como um todo deverá ser encarado e até mesmo de seu propósito com empresa. 

Isso significará, inclusive, que alguns negócios e até mesmo segmentos inteiros infelizmente morrerão ou serão substituídos, no que eu chamo de efeito Blockbuster, principalmente no setor de comércio e serviços envolvendo pequenas e médias empresas. 

Se você está se perguntando agora o que fazer com a sua empresa, independentemente do tamanho dela, a primeira coisa é encarar e aceitar o fato de seu negócio vai se transformar, mesmo que você não tenha todas as respostas sobre como deverá ser esta transformação. A empresa que ainda quiser ficar presa aos modelos atuais talvez não dure muito mais tempo. 

E a segunda coisa é ter em mente que a discussão deverá ser de uma transformação que deverá ir além do aspecto digital, pois ela deverá ser do seu negócio como um todo. E para isso será necessário incluir sinceramente seu cliente no seu processo de Transformação, que explicarei melhor no próximo artigo.