Hora de relembrar como foi 2022
Relacionamento antes do Marketing publicou, no total, 46 artigos exclusivos em 2022; veja os sete mais emblemáticos
Publicado em 26 de dezembro de 2022 às, 09h30.
Todo final de ano é um momento de fazer por uma retrospectiva sobre o ano que passou, talvez buscando pensar com cuidado em cada momento marcante, tanto os positivos como os negativos, para tentar tirar algum aprendizado com ele.
De maneira geral, além da copa, eleições que polarizaram o país, pandemia que teima em não acabar de vez, guerras pelo mundo e crises econômicas aqui e lá fora, este ano também foi, pelo menos para mim, um período de muitas reflexões, muitas das quais também transformei em artigos aqui nesta coluna.
Foram no total, 46 artigos exclusivos, incluindo estes e se você, leitor, acompanha com regularidade esta coluna, sabe que gosto muito de dois tipos de abordagens quando escrevo: Conceitos e Cases. Normalmente, em ambos os casos, procuro me basear em fatos que leio, tomo conhecimento ou mesmo em situações em que passo seja como profissional de marketing ou mesmo no meu relacionamento como cliente de alguma marca. Isso faz com que naturalmente muitos de meus artigos acabem, algumas vezes, com um tom mais crítico ou mesmo de chamada de atenção, mas sempre com a intenção de demonstrar para todos o meu objetivo principal aqui, que é mostra que para as empresas o relacionamento com clientes começa antes das ações marketing.
E pensando neste objetivo, selecionei 7 artigos publicados aqui durante este ano e faço um convite a você para investir algum tempo para lê-los e fazer também uma reflexão sobre como foi o relacionamento da sua empresa com todos os seus tipos de públicos em 2022.
E, da mesma forma que é inevitável uma retrospectiva todo final de ano, creio que também é inevitável uma resolução de ano novo (mesmo a do regime). Assim, espero que este momento de olhar um pouco para trás, lhe ajude e dê motivação para olhar para frente e construir em 2023 um relacionamento com seus clientes mais íntegro, sustentável e mensurável.
E que Deus nos abençoe em 2023!