Soluções participativas pela internet
A busca por soluções para problemas estratégicos fora dos quadros de funcionários das próprias empresas vem se tornando uma prática cada vez mais comum no Brasil. Companhias como Philips e Tecnisa passaram a recorrer a ferramentas na internet para encontrar respostas que vão ajudá-las a economizar tempo e milhões de reais em investimento. Nada a ver com buscadores como o Google. São sites que reúnem universitários e jovens profissionais que […] Leia mais
Publicado em 16 de julho de 2010 às, 07h13.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 11h36.
A busca por soluções para problemas estratégicos fora dos quadros de funcionários das próprias empresas vem se tornando uma prática cada vez mais comum no Brasil. Companhias como Philips e Tecnisa passaram a recorrer a ferramentas na internet para encontrar respostas que vão ajudá-las a economizar tempo e milhões de reais em investimento. Nada a ver com buscadores como o Google. São sites que reúnem universitários e jovens profissionais que tentam vencer desafios com questões propostas pelas empresas. O site Battle of Concepts, surgido na Holanda há quatro anos e trazido para o Brasil no ano passado pela empresa TerraForum, já reuniu mais de 4 000 pessoas no país que desenvolveram soluções para empresas. Uma das ideias surgidas em um desses desafios foi a venda de créditos de gás carbônico resgatado em edifícios residenciais e a utilização do dinheiro arrecadado para abater o valor da taxa de condomínio. “Essa proposta vale milhões de reais para nós. Queremos outras sugestões desse tipo”, disse o diretor de internet da Tecnisa, Romeo Busarello, que no ano passado investiu 40 000 reais em um desafio feito pelo Battle of Concepts. O resultado agradou tanto a companhia que em agosto será lançado o site tecnisaideias.com.br para garimpar ideias criativas de todos os públicos.
A repercussão de eventos como o da Tecnisa realizados no ano passado fez com que o Battle of Concepts recebesse 30 000 acessos nos últimos meses e despertasse o interesse de grandes companhias como AmBev, Vale, Usiminas e Whirlpool, que neste ano vão patrocinar batalhas dentro do site. O investimento de cada empresa é de 40 000 reais por desafio. Os vencedores recebem 15 000 reais cada um. A estimativa da TerraForum é que neste ano sejam realizadas 30 batalhas com 10 000 participantes.