Exame.com
Continua após a publicidade

O economista não calculou as palavras

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo, que também ocupa a presidência da Sociedade Esportiva Palmeiras, cometeu um sério erro de cálculo. Ao deixar a paixão pelo clube falar mais alto, Belluzzo cometeu o crime de incitação de violência, previsto no artigo 286 do código penal brasileiro e que pode lhe render até seis meses de prisão. Em entrevista ontem, um dia depois do jogo e com uma noite inteira para esfriar a […] Leia mais

P
Primeiro Lugar

Publicado em 10 de novembro de 2009 às, 17h28.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h52.

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo, que também ocupa a presidência da Sociedade Esportiva Palmeiras, cometeu um sério erro de cálculo. Ao deixar a paixão pelo clube falar mais alto, Belluzzo cometeu o crime de incitação de violência, previsto no artigo 286 do código penal brasileiro e que pode lhe render até seis meses de prisão. Em entrevista ontem, um dia depois do jogo e com uma noite inteira para esfriar a cabeça, Belluzzo voltou a dizer que gostaria de "dar umas porradas no juiz Carlos Eugênio Simon" e foi além. "Espero que o torcedor palmeirense decida de acordo com sua consciência e com a circunstância se vai ou não (agredir o árbitro)", disse ele para dezenas de repórteres. Dado o histórico de torcidas organizadas, como a própria palmeirense Mancha (Alvi)Verde, um empurrãozinho desses pode ser desastroso.

Pouco importa se o juiz acertou ou errou. Acredito que tenha errado, mas não vem ao caso. Mas incitar milhares de torcedores fanáticos é uma postura reprovável em qualquer cidadão. Mais ainda em alguém que ocupa a função que ele ocupa. E surpreende por vir de alguém que é conhecido pelo temperamento sereno e por uma capacidade de análise extraordinária. Ao menos de cenários econômicos.