Exame.com
Continua após a publicidade

Fox chega sob suspeita

A Volkswagen anuncia hoje seu lançamento mais aguardado do ano, o Novo Fox. O momento não poderia ser pior. Conforme EXAME revelou no dia 15 de outubro, a montadora busca uma solução para um grave problema que afeta os motores 1.0 e 1.6 fabricados desde o início do ano passado e que pode resultar em um recall de mais de 1 milhão de automóveis. A montadora nega que pense em […] Leia mais

P
Primeiro Lugar

Publicado em 26 de outubro de 2009 às, 11h37.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 13h04.

A Volkswagen anuncia hoje seu lançamento mais aguardado do ano, o Novo Fox. O momento não poderia ser pior. Conforme EXAME revelou no dia 15 de outubro, a montadora busca uma solução para um grave problema que afeta os motores 1.0 e 1.6 fabricados desde o início do ano passado e que pode resultar em um recall de mais de 1 milhão de automóveis. A montadora nega que pense em um recall, mas confirma que alguns modelos equipados com motor 1.0 apresentam problemas. Consumidores relataram à EXAME que seus motores explodiram e que foram trocados pela montadora.

Um alto executivo da Volkswagen relatou que o problema é decorrente da falta de tratamento térmico de componentes do motor. Oficialmente a empresa nega e diz que o defeito ainda não foi localizado. O Novo Fox chega em meio a esse problema. Concessionários ouvidos por EXAME dizem que o defeito deve ter impacto nas vendas do novo carro, já que a maior parte da produção é de modelos 1.0. A empresa nega que haja falhas nos motores 1.6. "Quem vai comprar um carro com um motor sob suspeita que a própria montadora diz ainda não ter encontrado o defeito?", pergunta o diretor de uma revenda que pediu para não ser identificado.

A editora executiva Cristian Correa relata em seu blog que a diretoria da Volkswagen foi convocada para uma reunião de emergência no sábado para discutir o problema dos motores.

Atualização: Às 20h27 a Volkswagen encaminhou nota informando que as reclamações analisadas até o momento são sobre ruídos internos no motor e que isso em momento algum afeta a segurança dos usuários. Ainda segundo a Volkswagen, a montadora substituirá os componentes afetados, sem custos para o cliente.