A magia das 3 caixinhas
Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino. Planejar é antever o futuro
Publicado em 9 de outubro de 2023 às, 17h57.
Por Julio Ortiz Neto*
O modelo das 3 Caixinhas foi criado para facilitar o planejamento e a gestão de patrimônio. Conduzir um patrimônio por décadas, gerações exige metodologia e disciplina. Os maiores gestores mundiais de investimentos adotam a chamada Metodologia de Yale.
Criado por David Swensen em 1985, o modelo de gestão da Universidade de Yale se tornou um case mundial. Grandes investidores logo adotaram o modelo, baseado em 3 pilares: divisão do investimento por classes de ativos, seleção de gestores e rebalanceamento.
- Classes de Ativos: são muitas as possibilidades de investimentos que o mercado oferece. Quais são as classes de ativos, como escolher? Conhecer as principais classes de ativos, expectativa de retorno, prazo de maturação e comportamento é essencial para a construção de um portfólio de investimento vencedor.
- Seleção de gestores: quem são os melhores gestores de investimentos do mercado? Conhecer, avaliar, selecionar e acompanhar os melhores gestores permite escolher com mais precisão aqueles que serão responsáveis por cada parcela do investimento.
- Rebalanceamento: uma Carteira equilibrada deve ter diferentes tipos de investimentos. Como a performance é diferente, ao longo do tempo o percentual de cada investimento altera, desequilibrando a Carteira. Rebalancear é retornar os percentuais à distribuição original.
Para facilitar o entendimento das classes de ativos criamos a MODELO LDL – Liquidez/Desenvolvimento/Legado. Dividimos os recursos dos clientes entre Liquidez (curto prazo), Desenvolvimento (médio prazo) e Legado (longo prazo), respeitando perfil e necessidades de cada um.
Logo os clientes apelidaram de O Modelo das 3 Caixinhas: Caixinha 1 (Liquidez – curto prazo), Caixinha 2 (Desenvolvimento- médio prazo) e Caixinha 3 (Legado- longo prazo).
O que significa?
- Caixinha 1: curto prazo
Recursos previstos para uso no curto prazo, em até 2 anos;
- Caixinha 2: médio prazo
Recursos para uso no médio prazo, entre 2 e 5 anos;
- Caixinha 3: longo prazo
Recursos para uso após 5 anos.
Adotando o modelo das 3 Caixinhas, todos podem planejar o futuro. Não importa o tamanho do seu sonho, com as 3 Caixinhas podemos construir o futuro. Aquela viagem sonhada, o imóvel novo, estudo dos filhos, o conforto da aposentadoria, tudo previsto e planejado.
Para cada Caixinha, uma política de investimento. Definimos prazo, expectativa de retorno e comportamento. O investidor sabe “onde está entrando” e não se assusta com o nervosismo do mercado. Tudo previsto.
Pessoas que adotam o modelo tem o leme de seus investimentos nas mãos. Administram seu patrimônio de forma mais organizada, racional. Ao longo do tempo tudo se reverte em eficiência. É o seu patrimônio trabalhando para atender seus desejos e necessidades, de forma clara e simples.
Que vantagens o modelo traz para o investidor?
Quem adota o modelo navega com facilidade no mundo dos investimentos. Sabendo qual o prazo correto para cada investimento, e as necessidades de curto, médio e longo prazo, fica fácil separar os recursos entre as 3 Caixinhas.
Esse é o primeiro passo e o mais importante no planejamento financeiro e patrimonial. Definidos os percentuais para cada Caixinha, vamos avaliar e acompanhar o trabalho dos gestores. Periodicamente é necessário rebalancear e, caso haja mudança de objetivos, alterar a distribuição entre as 3 Caixinhas.
Disciplina e organização são fundamentais para que se consiga atingir objetivos de longo prazo.
Com o modelo das 3 Caixinhas não importa o seu tamanho, você pode conduzir seus investimentos da mesma forma que os maiores investidores mundiais. É a magia das 3 Caixinhas.
*Julio Ortiz, sócio fundador e CEO da CX3 Investimentos. Formado em administração pela FAAP, tem curso de extensão em Harvard e 40 anos de experiência no mercado financeiro. Trabalhou em grandes bancos, nacionais e estrangeiros, antes de abrir a CX3 Investimentos.