A antifragilidade nos investimentos
Você pode montar um portfólio com retornos consistentes no longo prazo utilizando conceitos simples desenvolvidos por Nassim Taleb
Publicado em 9 de maio de 2022 às, 10h00.
Nassim Nicholas Taleb é matemático de formação e criador dos conceitos de antifragilidade e 'Cisne Negro'. Apesar de utilizar uma matemática complexa para a maioria das pessoas com o intuito de resolver problemas de aleatoriedade, probabilidade e incerteza, os principais conceitos por ele criados podem ser adotados por qualquer investidor para obter bons retornos ao longo do tempo.
Como montar uma carteira de investimentos antifrágil?
A estratégia de investimento antifrágil é também conhecida como barbell (nome que se dá às barras usadas nas academias de ginástica, nas quais são colocados pesos em ambos os lados), em que a maior parte da carteira do investidor se concentra em títulos de baixíssimo risco (Tesouro Selic, por exemplo). O restante pode ser alocado em investimentos de alto risco, como ações, fundos imobiliários ou opções. Naturalmente, ao longo do tempo, é importante que a carteira seja rebalanceada para que os ativos retornem aos seus pesos originais.
Uma carteira antifrágil se expõe positivamente aos Cisnes Negros, eventos inesperados e que impactam a sociedade de forma radical como, por exemplo, o atentado terrorista de 11 de setembro ou o Joesley Day, em 2017.
Esses tipos de eventos causam enormes prejuízos nas carteiras da maior parte dos investidores. Isso porque muitos não montam portfólios que sigam mínimos padrões de gestão de riscos, e sofrem demasiado em eventos desse tipo. As carteiras antifrágeis, ao contrário, se beneficiam desses eventos e geram retornos exponenciais ao investidor. E as opções têm um papel fundamental em dias de grande volatilidade nos mercados. São elas as principais responsáveis pelos altos retornos que a carteira pode gerar ou, simplesmente, proteger o patrimônio de uma forte queda.
Assim como qualquer outro tipo de estratégia, para o investidor montar uma carteira antifrágil é fundamental se dedicar aos estudos para adquirir conhecimento, sem querer pular etapas. A principal mensagem aqui é se manter investidor a vida toda, com consistência nos retornos da carteira ao longo dos anos.
Priorize a sobrevivência
Muitos investidores caem na armadilha do “retorno garantido”, “alta rentabilidade” e outros tipos de anúncios que prometem retornos significativos. O imediatismo está presente na natureza humana, e é um dos principais desafios que investidores iniciantes enfrentam. Com o advento das redes sociais, esse fenômeno se intensificou nos últimos anos e vem prejudicando cada vez mais pessoas. Priorizar a sobrevivência é primeiro pensar em não perder para depois pensar em ganhar.
Warren Buffett tem a sua famosa regra número um, que é: nunca perca dinheiro (e sua igualmente famosa regra número dois - nunca esquecer a regra número um). Ninguém quer demorar para ficar rico, mas a bolsa de valores não é lugar para impacientes. Frequentemente surgem notícias de investidores que perderam tudo por pura ganância e/ou falta de paciência. Os juros compostos, por exemplo, são uma das maravilhas do mundo e devem jogar no mesmo time do investidor.
A utilidade das redes sociais
É verdade que hoje, nas redes sociais, há muitas pessoas e empresas que realizam um desserviço para a população em geral, recomendando supostos investimentos com rentabilidade alta garantida. Mas há, também, diversos profissionais que realizam um trabalho íntegro e transparente a respeito do mundo dos investimentos. Nunca, na História, foi tão fácil ter acesso a conhecimento de qualidade (e de graça!). Basta você acompanhar as pessoas certas nas redes sociais.
*Victor Sena é sócio fundador da Avanza Capital, uma gestora de recursos de terceiros. Com mais de 10 anos de atuação no mercado financeiro, Victor é formado em Ciências Contábeis pela FEA-USP, Mestre em Economia pela FGV-SP, e possui a certificação CGA.