Super Mario: um filho não planejado
Faça o melhor que você pode dentro das limitações.
carlos domingos
Publicado em 30 de março de 2017 às 07h54.
Última atualização em 30 de março de 2017 às 07h54.
Super Mario é o personagem de videogames de maior sucesso da historia. Fenômeno de vendas, definiu a identidade da gigante Nintendo e influenciou toda a indústria.
É de se imaginar que tudo no homenzinho tenha sido cuidadosamente planejado, não é mesmo? O boné, o bigode, a profissão, as cores...
Nada disso: as características do Super Mario são resultado de... limitações. Acompanhe a historia.
No início dos anos 1980, os designers de jogos Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka desenvolviam o primeiro game sidescrolling do mundo. Mas não puderam criar livremente o herói: foram as limitações que definiram tudo.
Como não havia tecnologia na época para fazer os cabelos, optou-se pelo boné. Como não havia pixels suficientes para detalhar lábios e dentes, usaram o bigodão para esconder a boca. O macacão também foi decidido por um motivo singelo: é a roupa mais simples e fácil de desenhar. O azul e o vermelho eram as únicas cores que o programa permitia.
E como se chegou na profissão? Acredite: com o desenho pronto, Miyamoto perguntou para Tezuka: “Com o que ele se parece?” O outro respondeu: “Um encanador”. E assim ficou.
Depois de 32 anos de sucesso, mais de 40 milhões de jogos vendidos e tornar-se um verdadeiro ícone pop, convém perguntar: se houvesse mais recursos, Super Mario teria ficado melhor? Provavelmente, não. Foi a sua simplicidade que o tornou tão reconhecível.
Pense nisso: a questão não são as limitações que você encontra num trabalho; mas sim o melhor que você pode fazer dentro das limitações.
Fontes:
http://www.nintendolife.com/news/2015/08/mario_history_super_mario_bros_-_1985
Documentary “History of videogames” - Discovery Channel, 2007.
Super Mario é o personagem de videogames de maior sucesso da historia. Fenômeno de vendas, definiu a identidade da gigante Nintendo e influenciou toda a indústria.
É de se imaginar que tudo no homenzinho tenha sido cuidadosamente planejado, não é mesmo? O boné, o bigode, a profissão, as cores...
Nada disso: as características do Super Mario são resultado de... limitações. Acompanhe a historia.
No início dos anos 1980, os designers de jogos Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka desenvolviam o primeiro game sidescrolling do mundo. Mas não puderam criar livremente o herói: foram as limitações que definiram tudo.
Como não havia tecnologia na época para fazer os cabelos, optou-se pelo boné. Como não havia pixels suficientes para detalhar lábios e dentes, usaram o bigodão para esconder a boca. O macacão também foi decidido por um motivo singelo: é a roupa mais simples e fácil de desenhar. O azul e o vermelho eram as únicas cores que o programa permitia.
E como se chegou na profissão? Acredite: com o desenho pronto, Miyamoto perguntou para Tezuka: “Com o que ele se parece?” O outro respondeu: “Um encanador”. E assim ficou.
Depois de 32 anos de sucesso, mais de 40 milhões de jogos vendidos e tornar-se um verdadeiro ícone pop, convém perguntar: se houvesse mais recursos, Super Mario teria ficado melhor? Provavelmente, não. Foi a sua simplicidade que o tornou tão reconhecível.
Pense nisso: a questão não são as limitações que você encontra num trabalho; mas sim o melhor que você pode fazer dentro das limitações.
Fontes:
http://www.nintendolife.com/news/2015/08/mario_history_super_mario_bros_-_1985
Documentary “History of videogames” - Discovery Channel, 2007.