Vestibular 2023: O papel central nas empresas faz da TI uma boa opção de escolha de carreira
A tecnologia vai ao centro da tomada de decisões dentro das organizações e os profissionais TI vão à frente nesse momento
Publicado em 11 de janeiro de 2023 às, 14h55.
Última atualização em 11 de janeiro de 2023 às, 14h56.
*Por Tonimar Dal Aba
Com o período dos vestibulares no Brasil, chega um momento muito importante e decisivo para os jovens, que vai traçar uma nova rota em suas vidas: a escolha do que irão cursar na universidade. Para aqueles que se identificam com a área de computação e cogitam trabalhar com isso, pode ser interessante pensar em seguir uma carreira na área de TI.
A ManageEngine, divisão de gerenciamento de TI da Zoho Corporation, realizou a pesquisa "A TI no trabalho: 2022 e o futuro", em que foram entrevistados 3.300 tomadores de decisão de diversas organizações do setor privado em todo o mundo, inclusive no Brasil, e 90% deles afirmaram que a área de TI é mais responsável do que nunca pela inovação empresarial.
No Brasil, esse número situa-se nos 95%. Além disso, podemos ver que a TI está provando ser mais estratégica do que operacional, e este mercado está cheio de oportunidades para futuros profissionais nos próximos cinco anos.
Como resultado, os investimentos em TI têm crescido, quer para automatizar processos, reduzir custos, ou sobretudo, inovar em diferentes setores, oferecendo às empresas a oportunidade de se destacarem no mercado.
É cada vez mais comum vermos o uso da tecnologia na tomada de decisões dentro das organizações, já que, uma vez que os profissionais de TI fazem parte desse momento, podem colaborar com conhecimentos e competências para criar novas formas de pensar, planejar e até mesmo automatizar atividades, visando otimizar o tempo e diminuir riscos.
O papel da TI nas empresas
A pesquisa da ManageEngine também traz uma previsão de como os profissionais consultados enxergam a evolução da TI nas organizações nos próximos anos, e 79% dos tomadores de decisão de TI brasileiros afirmam que ela terá uma posição maior na definição da estratégia para a organização como um todo, mesmo quando as novas tecnologias forem cada vez mais adotadas em todas as funções empresariais.
O mesmo estudo também mostrou que 63% de todos os tomadores de decisão acreditam que o departamento de TI da sua empresa desempenha um papel significativo na implementação de políticas de sustentabilidade na organização, enquanto a maioria dos decisores empresariais (BDMs) dizem que a TI é responsável pela aprovação de decisões quando se trata de aspectos operacionais e de segurança.
Já é uma realidade que a TI está presente em todos os departamentos da empresa - por exemplo, a área de marketing ou vendas consome tecnologias como um serviço, seja CRM ou analítico.
As áreas mais operacionais também se apoiam em TI, seja para otimizar processos, reduzir o tempo de produção ou, como no caso das montadoras de automóveis, integrar a fabricação de peças com a fase de montagem, a fim de evitar manter um estoque cheio ou em falta de peças.
A problemática da crise de talentos e formação
Segundo a pesquisa do Guia Salarial 2023, publicada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, 77% dos recrutadores entrevistados acreditam que encontrar profissionais qualificados será mais desafiador.
E, no contexto de falta de profissionais de TI qualificados no Brasil, equipar a próxima geração de trabalhadores com os conhecimentos necessários antes de entrarem na indústria torna-se crucial.
De acordo com o estudo da ManageEngine, cerca de 70% dos BDMs acreditam que um nível mínimo de competência técnica é consideravelmente importante quando novos funcionários são contratados para funções que não sejam de TI.
Isto mostra que, não só os profissionais da tecnologia ganham autoridade dentro das empresas, mas, como vemos cada vez menos trabalhadores especializados neste campo, estes talentos são agora muito procurados. Portanto, podemos dizer que, para aqueles que estão começando as suas carreiras, a TI pode ser uma boa escolha a fazer.
Dal Aba é Technical Manager da ManageEngine no Brasil