Os traços da obstinação
O nome dele é DAS, um Tailandês dono de mãos habilidosas quando o negócio é desenho.
Publicado em 25 de março de 2011 às, 20h25.
Última atualização em 6 de setembro de 2017 às, 17h11.
Se o assunto é talento, encontramos a pessoa certa! O nome dele é DAS, dono de mãos habilidosas quando o negócio é desenho.
Esse tailandês de 30 anos descobriu cedo, bem cedo mesmo o que queria fazer da vida pois aos 7 anos disse “quero ser cartunista”.
Bom, mas que aconteceu na vida desse rapaz que sabia o que queria? Que diferença isso fez para chegar a uma carreira de sucesso? Entrevistamos Das na cidade de Bangkok onde vive atualmente de sua arte, trabalha como cartunista para algumas editoras com as quais divide os lucros que provém das vendas dos famosos mangás e gibis.
Desde pequeno sua história foi de pura obstinação, pois descobriu que sentia prazer em desenhar e percebeu também que desenhando ele podia criar, a partir daí colocou na cabeça que seria isso o que faria pelo resto de sua vida. Aí está algo realmente raro de se encontrar, alguém tão obstinado e certo do caminho a seguir mesmo com a plena incerteza de onde esse caminho poderia dar.
Mas os deuses conspiram a favor daqueles que seguem seus talentos, essa é a meritocracia divina, assim como o que é feito com paixão e carinho acaba sendo recompensado algum dia, muitas pessoas não tem paciência para esperar o reconhecimento, mas certamente ele virá.
Das não teve pressa, nunca abandonou a prática do que lhe apaixona e dessa maneira passa seus dias desenhando, criando e inovando pois esse é o mundo em que ele enxerga infinitas possibilidades, talvez essa seja uma dica para encontrar o seu talento, onde você enxerga infinitas possibilidades?
Das tenta transportar para o papel as cenas que ele presencia no dia a dia, colocando seu toque pessoal, com pitadas de humor, de romance, de tragédia ou de suspense recriando cenas e histórias que ilustram muitas páginas das disputadas revistinhas.
Aonde quer que vá ele leva seus papéis, lápis, canetas colorias e começa a desenhar, espalha todos os desenhos anteriores ao seu redor, o que atrai muitos curiosos que acabam lhe pedindo para que façam seus retratos. Assim Das complementa sua renda e se matém treinado, está sempre em movimento traduzindo tudo o que está a sua volta para um outro mundo.
Sua certeza o fez chegar onde chegou e percebe-se a realização que Das sente no que faz, o que nos confirmou durante a entrevista.
Encontrá-lo nos fez refletir sobre a obstinação, talvez nós precisemos acreditar mais nos nossos talentos e ter a coragem de seguí-los, sempre haverão esforços mas só assim encontraremos nossos caminhos.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=WRZND6tNX-8&w=560&h=315]
Por Danilo España
Idealizadores do Walk and Talk, Luah Galvão e Danilo España, realizaram 3 projetos. O primeiro foi uma Volta ao Mundo por mais de 2 anos em que visitaram 28 países nos 5 continentes – para entender o que Motiva pessoas das mais variadas raças, credos e culturas. O segundo foi caminhar os 800 km do Caminho de Compostela na Espanha, entrevistando peregrinos sobre o sentido da Superação. E recentemente voltaram da Expedição Perú, onde o sentido da resiliência foi a grande busca do casal. Agora que estão de volta ao Brasil compartilham suas descobertas através de textos e histórias inspiradoras para esse e outros veículos de relevância, assim como em palestras e workshops por todo o Brasil.
Descubra mais sobre o projeto: www.walkandtalk.com.br. Conheça também a página no Facebook.