Imaginação não é Criatividade !!
A criatividade pode ser encarada como uma espécie de imaginação aplicada.
Publicado em 19 de março de 2011 às, 20h35.
Última atualização em 6 de setembro de 2017 às, 17h00.
Eu e o Danilo antes de viajarmos ganhamos um livro sobre desenvolvimento de talento, paixão e motivação – tema central do nosso projeto Walk and Talk. O autor Ken Robinson tem um currículo invejável e é um líder internacionalmente conhecido na área de desenvolvimento da criatividade, inovação e recursos humanos.
Lendo um dos capítulos do seu livro “O Elemento-Chave”, achei uma conexão bacana com a nossa matéria anterior que trata sobre o desenvolvimento da criatividade. Gostei muito do ponto de vista do autor do livro e gostaria de compartilhar … aqui vai :
“Imaginação não é o mesmo que criatividade. A criatividade leva a macânica da imaginação a outros níveis. Defino a criatividade como “o processo de ter idéias originais que possuam valor”. A imaginação pode ser totalmente interna, podemos ficar o dia inteiro imaginando coisas sem que ninguém note. Todavia, ninguém jamais dirá que alguém foi criativo se essa pessoa nunca fez nada. Para ser considerado criativo, é preciso fazer alguma coisa concreta, porque ser criativo implica colocar a imaginação em funcionamento para criar algo novo, para encontrar novas soluções para problemas e, inclusive, incitar problemas ou perguntas diferentes.
A criatividade pode ser encarada como uma espécie de imaginação aplicada. Você pode ser criativo em qualquer campo – em tudo que envolva o uso da inteligência, seja na música, dança, matemática, nas ciências, nos negócios, no relacionamento com outras pessoas. Isso ocorre porque a inteligência humana é tão maravilhosamente diversa que os indivíduos são criativos das maneiras mais extraordinárias”.
É isso aí … quanto mais caminhamos na nossa expedição entrevistando gente e vivenciando experiências ao redor desse mundo gigante, mais vamos chegando a conclusão do poder que a criatividade tem em nos tirar do tão conhecido “estado de conforto” para engatilhar um salto qualitativo em nossas vidas tanto como profissionais como seres humanos.
O importante é criar o costume de marcar um encontro com sua criatividade. E se esse for um compromisso assumido, ela virá!!!
Que tal marcar um encontro ainda hoje ?!
Por Luah Galvão
Idealizadores do Walk and Talk, Luah Galvão e Danilo España, realizaram 3 projetos. O primeiro foi uma Volta ao Mundo por mais de 2 anos em que visitaram 28 países nos 5 continentes – para entender o que Motiva pessoas das mais variadas raças, credos e culturas. O segundo foi caminhar os 800 km do Caminho de Compostela na Espanha, entrevistando peregrinos sobre o sentido da Superação. E recentemente voltaram da Expedição Perú, onde o sentido da resiliência foi a grande busca do casal. Agora que estão de volta ao Brasil compartilham suas descobertas através de textos e histórias inspiradoras para esse e outros veículos de relevância, assim como em palestras e workshops por todo o Brasil.
Descubra mais sobre o projeto: www.walkandtalk.com.br. Conheça também a página no Facebook.