Exame.com
Continua após a publicidade

Os melhores eventos de negócios e empreendedorismo de 2016

Conheça quais foram os melhores eventos de negócios e empreendedorismo do ano passado

M
Mundo do dinheiro

Publicado em 8 de fevereiro de 2017 às, 12h08.

Última atualização em 18 de julho de 2017 às, 21h31.

Quer fazer parte da minha lista VIP e ter acesso a conteúdos exclusivos, insights de negócios e dicas de investimentos, gratuitamente? Deixe seu email aqui.

Essa é uma pergunta bastante recorrente: Cláudia, você que frequenta eventos de negócios / empreendedorismo o ano todo, poderia me indicar o que mais vale a pena? 

Considerando que tempo e recursos financeiros são limitados, resolvi, criar uma lista dos melhores eventos (nacionais e internacionais) de 2016.

Os critérios considerados na seleção foram:

- organização [tem que ser impecável!]

- experiência [tem que ser incrível!]

- line-up de palestrantes [tem que ser surpreendente!]

- conteúdo [tem que ser impactante e transformador!]

- oportunidade de networking [o público do evento tem que ser de primeira!]

Identifico nesses eventos uma excelente oportunidade de estar perto de quem está fazendo acontecer. De oxigenar o cérebro, manter-se atualizado.

Estar em contato com o mundo exterior - ao do escritório - é vital para o seu negócio e para sua carreira.

Você pode - e deve - alavancar sua vida profissional através da leitura, de treinamentos e de eventos.

Listo abaixo, os que foram - na minha opinião - os melhores eventos de 2016:

1. SAGE SUMMIT, Chicago 

Line-up: com o tema “Ignite your Passion – Paixão por Empreender”, os 4 dias de evento foram eletrizantes. A começar pelo line-up de palestrantes, que foi de arrepiar, dá uma olhada: Richard Branson (fundador do The Virgin Group), Gwyneth Paltrow (atriz e fundadora do site Goop), Zooey Deschanel (atriz e fundadora do site Hello Giggles), Robert Herjavec e Daymond John (apresentadores do reality show Shark Tank), Ashton Kutcher (ator e investidor-anjo), Yancey Strickler (fundador do Kickstarter), só para mencionar alguns. E para fechar o evento com chave de ouro, um pocket show da banda The Killers

Duração: 4 dias.

Público estimado: 20 mil pessoas.

Fiz um texto sobre os principais insights do SAGE SUMMIT 2016. Leia aqui.

2. HSM EXPO, SP

Line-up: a curadoria do maior evento de negócios da América Latina caprichou e reuniu um "dream team". Steve Wozniak [sim, o co-fundador da Apple], Thomas Friedman (colunista do The New York Times e autor best-seller), Oliver Stone (cineasta e roteirista americano)Tom Peters (guru de gestão e de excelência)Jim Collins (guru de gestão)Eric Boullier (diretor de corrida da McLaren), Paula Bellizia (Presidente da Microsoft)Flávio Augusto da Silva (Fundador da Wise Up e Orlando City)Márcio Fernandes (Presidente da Elektro), Luis Justo (CEO do Rock in Rio)Cláudio Galeazzi (Galeazzi & Associados), Leandro Karnal (professor e palestrante), Ricardo Amorim (economista), Sofia Esteves (Fundadora e Presidente do Grupo DMRH), entre outros.

Duração: 3 dias.

Público estimado: 4 mil pessoas.

Fiz um resumo das ideias apresentadas durante os 3 dias de evento. Leia aqui.

3. CASE, SP 

Line-up: a maior conferência de Startups da América Latina recebeu mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, que foram divididos em quatro grandes blocos temáticos: Gestão de Produtos, Vendas, Internacionalização e Investimento. Entre eles, Chris O’Neill (CEO da Evernote), Marcio Von Muhlen (gerente de produtos da Dropbox), JD Peterson (CMO do Trello), Neil Patel (uma das maiores referências mundiais em marketing digital, Fundador da Kissmetrics), Gabriela Rojas (Nubank), Fabrício Bloisi (CEO da Movile), Alessio Alionço (CEO da Pipefy), Douglas Almeida (CEO da Stayfilm), Gustavo Caetano (CEO da Samba Tech), Pedro Sorrentino (Funders Club), e por aí vai.

Duração: 2 dias.

Público estimado: 6.500 pessoas.

Para saber mais sobre a CASE2016, clique aqui.

4. THE NEXT WEB, NYC

Line-up: Danielle Morrill (Co-founder & CEO da Mattermark), Leo Widrich (Co-founder & COO do Buffer), Cal Henderson (Co-founder & CTO do Slack), Luis Von Ahn (Co-founder & CEO do Duolingo), Pier Gelardi (Co-founder & Diretora de Criação da Refinery 29), Dave Mcclure (Founder da 500 Startups), Cindy Gallop (Founder da MakeLoveNotPorn), Dennis Crowley (Co-founder & Executive Chairman do Foursquare), Steve Huffman & Alexis Ohanian (Co-founders do Reddit), Robin Chase (Co-founder da Zipcar), Katia Beauchamp (Co-founder & CEO da Birchbox) e Yancey Strickler (Co-founder & CEO do Kickstarter).

Duração: 1 dia.

Público estimado: 5.000 pessoas.

A TNW Conference sempre surpreende. O mais bacana do evento é o ambiente, que é muito propício para networking! Os palestrantes são super acessíveis. Lá tive a oportunidade de conhecer - e bater papo - com o Alexis Ohanian (fundador do Reddit), Tim Ferriss (autor best-seller) e Marc Ecko (fundador da marca de roupas Ecko Untld.), por exemplo.


Dicas de como selecionar qual evento vale a pena

Tema principal - será que o conteúdo a ser discutido durante a programação é algo em que estou buscando me aprofundar? O conteúdo vai me agregar valor?

Palestrantes - será que os palestrantes convidados têm expertise no que estou buscando aprender?

Networking - me interessa conhecer / interagir com as pessoas as quais terei acesso?

Investimento (de tempo e dinheiro) - será que a relação "custo x benefício" é positiva?

Alternativamente, você pode acessar ao conteúdo on-line, que hoje é oferecido pela maioria dos eventos.


Gostou do conteúdo? Cadastre-se aqui para ser avisado quando publicarmos um novo artigo. 

Sugestão de temas, perguntas ou comentários podem ser enviados através do espaço abaixo.

Cláudia Augelli

Leia também:

Rodrigo Barros e a vida no Vale do Silício

Ricardo Geromel, o especialista em bilionários da Forbes ou O legado dos bilionários

Oportunidades da economia digital ou Como Conrado Adolpho fez R$ 1 milhão em 10 dias

Kéfera Buchmann dá dicas de como ganhar dinheiro com a internet

Rafinha Bastos revela onde investe seu dinheiro (e dá ÓTIMAS dicas)