ERP, o que é e para que serve?
Se você está buscando melhorar a performance da sua empresa - num mundo de complexidades crescentes e margens decrescentes - você precisa ler este texto
Publicado em 21 de março de 2017 às, 10h08.
Última atualização em 18 de julho de 2017 às, 21h16.
Quer fazer parte da minha lista VIP e ter acesso a conteúdos exclusivos, insights de negócios e dicas de investimentos, gratuitamente? Deixe seu email aqui.
Em julho do ano passado, conheci dois brasileiros - sócio fundadores do Portal ERP - em Chicago, durante o maior evento de empreendedorismo do mundo - aprendi muito coisa bacana com eles, e quero compartilhar com vocês aqui no blog. [Especialmente com você que é empresário ou empreendedor.]
Enxergando o potencial crescimento desse mercado e a carência de informação, Marcelo Sinhorini (ex-Totvs) e Luciano Itamar lançaram o Portal ERP, que se tornou o maior portal de ERP da América Latina. O portal traz notícias, webinários, cursos e muito conteúdo de qualidade relacionado ao tema. Eles também idealizaram o SELECT, que é uma ferramenta para ajudar as empresas no processo de escolha do melhor software de ERP, de acordo com o perfil e necessidade de cada uma.
ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa), é um sistema de gestão empresarial. Ou seja, é um sistema de gestão integrada, responsável por cuidar de todas as atividades diárias de uma empresa, do administrativo ao operacional. Desde o faturamento até o balanço contábil, de compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a administração de pessoal, de inventário de estoque a contas a receber, do ponto dos funcionários ao controle do maquinário da fábrica.
O ERP é um software corporativo que tem como principal função apoiar as empresas no controle total de suas informações, integrando e gerenciando dados, recursos e processos para que as companhias tenham maior assertividade na tomada de decisão e sucesso nos negócios.
Num mercado cada vez mais competitivo, um dos principais desafios das empresas têm sido manter o controle de todos os seus processos e informações, que permitam que essas organizações identifiquem a melhores estratégias que possam destacá-las de seus concorrentes, com custos reduzidos e rentabilidade elevada. Essa é a proposta dos softwares de ERP, capazes de mensurar cada detalhe do negócio de forma automatizada e em tempo real, garantindo agilidade e eficiência às rotinas organizacionais.
Para que serve um ERP?
- simplificar os processos operacionais da empresa;
- agregar inteligência, segurança e qualidade para as informações;
- integração dos departamentos, informações completas e consistentes;
- automatização das atividades;
- controle de estoque;
- controle de custos;
- controle de prazos;
- controle de pessoal;
- gestão integrada e especializada;
- eficiência e produtividade.
Com o respaldo de um software de ERP todas as informações da empresa ficam concentradas em um único lugar, integrando dessa forma departamentos e dados com mais segurança e assertividade.
Os experts consideram que o valor investido na contratação de um bom ERP retorna rapidamente para os bolsos da empresa, justamente por conta do controle, economia e informação estratégica que o software proporciona, tornando a empresa mais competitiva.
Num mundo de complexidade crescente e margens decrescentes, essa pode ser a solução para sua empresa!
Se interessou pelo assunto? No dia 25 de abril, vai rolar o ERP Summit, no Novotel Center Norte (SP), 1º evento a tratar do tema no Brasil. Lá estarão reunidos os maiores players da indústria e vários convidados ilustres, como Ernesto Haberkorn (sócio fundador da TOTVS), Ozires Silva (fundador da Embraer), Gustavo Loyola (ex-presidente do Banco Central), entre outros. É uma excelente oportunidade para conhecer melhor os fornecedores de softwares e suas ferramentas, as novidades do setor e entender como podem ajudar o seu negócio. Ao todos serão 30 palestrantes, distribuídos em painéis setoriais e palestras técnicas. Haverá uma área de exposição para demonstração dos softwares, produtos e serviços oferecidos pelos melhores fornecedores do mercado. Vale a pena conferir!
Quer entender melhor? Baixe o e-book [gratuito]: 13 passos para escolher melhor seu ERP, que traz um conjunto de experiências e melhores práticas usadas por reconhecidos profissionais do setor, validadas em inúmeros processos de aquisição de software.
Gostou do conteúdo? Cadastre-se aqui para ser avisado quando publicarmos um novo artigo.
Sugestão de temas, perguntas ou comentários podem ser enviados através do espaço abaixo.
Leia também:
Rodrigo Barros e a vida no Vale do Silício
Ricardo Geromel, o especialista em bilionários da Forbes ou O legado dos bilionários
Oportunidades da economia digital ou Como Conrado Adolpho fez R$ 1 milhão em 10 dias
Kéfera Buchmann dá dicas de como ganhar dinheiro com a internet
Rafinha Bastos revela onde investe seu dinheiro (e dá ÓTIMAS dicas)