Colunistas

Coleção de Sérgio e Roberto Haberfeld será leiloada pelo Carde

Acervo de mais de 200 veículos terá 32 exemplares oferecidos a partir de 15 de novembro

Rodrigo Mora
Rodrigo Mora

Colunista

Publicado em 18 de outubro de 2025 às 11h43.

Última atualização em 27 de outubro de 2025 às 11h00.

No início de 2005, o empresário Sérgio Haberfeld vendeu a empresa de embalagens Dixie-Toga – descendente da Dixie Lalekla, fundada em 1945 pela família Klabin, e da Toga, criada em 1935 pela família Haberfeld – para a norte-americana Bemis Company por US$ 250 milhões.

Então com 61 anos, o empresário alegou falta de fôlego para o mundo corporativo e o desejo de se dedicar à vida pessoal.

Vinte anos depois, outra venda ligada à família Haberfeld vai impactar o mercado – desta vez o de veículos clássicos, pois 32 exemplares da coleção dos irmãos Sérgio e Roberto serão leiloados pelo Museu Carde.

Instalada numa fazenda no interior de São Paulo, o acervo de mais de 200 veículos é dividido em galpões temáticos: carros nacionais, europeus, americanos...É desse último que sairá, por exemplo, o Cadillac Eldorado Biarritz 1959 das fotos.

O catálogo completo e os valores de cada lote serão divulgados no próximo dia 15 nas redes sociais do Carde, que confirma a oferta de modelos de marcas como Ferrari, Porsche, Jaguar e Mercedes-Benz.

Tal como no Winter Sale, realizado em julho, o Spring Sale oferecerá, entre os dias 15 e 23 de novembro, a modalidade Buy It Now, onde o comprador adquire o carro por um preço fixo antes do pregão. Já a disputa por meio do leilão, on-line e presencial, está programada para o dia 6 de dezembro.

“Viajei o mundo inteiro conhecendo coleções e fiquei com orgulho de ser brasileiro ao visitar o Carde. Eles fazem a coisa certa, têm a filosofia correta. Por isso vamos fazer o leilão com eles, pelo profissionalismo, e por verem o automóvel como arte. Começamos a nossa coleção, curtimos muito e agora chegou o momento de passar os carros para pessoas que sigam com esse legado de preservação”, justifica Sérgio Haberfeld.

“Iniciamos a coleção no início da década de 1970, com foco nos automóveis nos quais crescemos”, complementa Roberto Haberfeld, pai do ex-piloto de Fórmula Indy Mário Haberfeld, hoje à frente do projeto Onçafari.

Parte da receita arrecadada no leilão, realizado em parceria com o escritório de arte Magalhães Gouvêa e com a consultoria da Brunelli Veículos Antigos, será revertida para os projetos da Fundação Lia Maria Aguiar.

“Com o Spring Sale vamos conseguir repetir várias ações que trazem ganhos para todos: um espaço qualificado para quem quer transferir seus automóveis para outros amantes do antigomobilismo, oferecer carros clássicos de procedência, e fomentar ações sociais às crianças e jovens de Campos de Jordão, por meio da Fundação Lia Maria Aguiar”, explica Luiz Goshima, diretor do Carde e conselheiro da Fundação Lia Maria Aguiar.