Colunistas

Coleção de Sérgio e Roberto Haberfeld será leiloada pelo Carde

Acervo de mais de 200 veículos terá 32 exemplares oferecidos a partir de 15 de novembro

Rodrigo Mora
Rodrigo Mora

Colunista

Publicado em 18 de outubro de 2025 às 11h43.

No início de 2005, o empresário Sérgio Haberfeld vendeu a empresa de embalagens Dixie-Toga – descendente da Dixie Lalekla, fundada em 1945 pela família Klabin, e da Toga, criada em 1935 pela família Haberfeld – para a para a norte-americana Bemis Company por US$ 250 milhões.

Então com 61 anos, o empresário alegou falta de fôlego para o mundo corporativo e o desejo de se dedicar à vida pessoal.

Vinte anos depois, outra venda ligada à família Haberfeld vai impactar o mercado – desta vez o de veículos clássicos, pois 32 exemplares da coleção dos irmãos Sérgio e Roberto serão leiloados pelo Museu Carde.

Instalada numa fazenda no interior de São Paulo, o acervo de mais de 200 veículos é dividido em galpões temáticos: carros nacionais, europeus, americanos...É desse último que sairá, por exemplo, o Cadillac Eldorado Biarritz 1959 das fotos.

O catálogo completo e os valores de cada lote serão divulgados no próximo dia 15 nas redes sociais do Carde, que confirma a oferta de modelos de marcas como Ferrari, Porsche, Jaguar e Mercedes-Benz.

Tal como no Winter Sale, realizado em julho, o Spring Sale oferecerá, entre os dias 15 e 23 de novembro, a modalidade Buy It Now, onde o comprador adquire o carro por um preço fixo antes do pregão. Já a disputa por meio do leilão, on-line e presencial, está programada para o dia 6 de dezembro.

“Viajei o mundo inteiro conhecendo coleções e fiquei com orgulho de ser brasileiro ao visitar o Carde. Eles fazem a coisa certa, têm a filosofia correta. Por isso vamos fazer o leilão com eles, pelo profissionalismo, e por verem o automóvel como arte. Começamos a nossa coleção, curtimos muito e agora chegou o momento de passar os carros para pessoas que sigam com esse legado de preservação”, justifica Sérgio Haberfeld.

“Iniciamos a coleção no início da década de 1970, com foco nos automóveis nos quais crescemos”, complementa Roberto Haberfeld, pai do ex-piloto de Fórmula Indy Mário Haberfeld, hoje à frente do projeto Onçafari.

Parte da receita arrecadada no leilão, realizado em parceria com o escritório de arte Magalhães Gouvêa e com a consultoria da Brunelli Veículos Antigos, será revertida para os projetos da Fundação Lia Maria Aguiar.

“Com o Spring Sale vamos conseguir repetir várias ações que trazem ganhos para todos: um espaço qualificado para quem quer transferir seus automóveis para outros amantes do antigomobilismo, oferecer carros clássicos de procedência, e fomentar ações sociais às crianças e jovens de Campos de Jordão, por meio da Fundação Lia Maria Aguiar”, explica Luiz Goshima, diretor do Carde e conselheiro da Fundação Lia Maria Aguiar.