Exame.com
Continua após a publicidade

Mentiras sinceras

“…Essas sardinhas, como são pejorativamente chamadas as desinformadas e vulneráveis pessoas físicas no mercado, se tornaram alvo e ficaram reféns dos tubarões e especuladores, assim como da covarde e altíssima assimetria de informações existente sobre os rumos da Petrobras…“. Conforme listei em no meu post “Petrobras, aonde vão os preços de suas ações?“, a complicada situação da companhia possui três vertentes muito evidentes: Institucional /legal; Financeira; Operacional. A cada dia […] Leia mais

I
Investidor em Ação

Publicado em 29 de janeiro de 2015 às, 12h12.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h09.

…Essas sardinhas, como são pejorativamente chamadas as desinformadas e vulneráveis pessoas físicas no mercado, se tornaram alvo e ficaram reféns dos tubarões e especuladores, assim como da covarde e altíssima assimetria de informações existente sobre os rumos da Petrobras…“.

Conforme listei em no meu post “Petrobras, aonde vão os preços de suas ações?“, a complicada situação da companhia possui três vertentes muito evidentes: Institucional /legal; Financeira; Operacional. A cada dia que passa, as consequências ficam mais evidentes. Já tem banco/analista projetando o preço da ação para cerca de R$ 6,00.

A lógica reversa da bolsa de valores

Infelizmente, tudo corrobora para que a Petrobras seja mais um caso de derrocada exponencial do preço de suas ações, assim como aconteceu com as ações da OGXP3. Com uma agravante: no caso da OGX, foi preciso que Eike Batista convencesse poucas, mas influentes, pessoas e instituições no mercado de capitais mundial de que suas promessas de desempenho espetacular da OGX eram sinceras.

Já no caso da Petrobras, patrimônio nacional, décadas de bom desempenho e rentabilidade de suas ações foram suficientes para manter viva, dentro da mente dos brasileiros, a crença de que ela representava um ícone para investimentos seguros e rentáveis em ações.

Puro engano… A roubalheira e corrupção imperaram nos últimos anos. A Petrobras teve, literalmente, seu patrimônio dilapidado por uma verdadeira organização criminosa (quadrilha), operando dentro e fora da companhia.

É uma situação complicada, porque a fé dos brasileiros na companhia – patrimônio nacional mais venerado – está desaparecendo, ou já desapareceu com tanta falcatrua e corrupção.

Infelizmente, importantes personagens do mundo financeiro e político brasileiro, de maneira irresponsável, contribuíram para aumentar o prejuízo dos pobres investidores pessoa-física ao recomendarem o investimento nas ações da Petrobras nos últimos meses.

Essas “sardinhas”, como são pejorativamente chamadas as desinformadas e vulneráveis pessoas físicas no mercado, se tornaram alvo e ficaram reféns dos “tubarões” e especuladores, assim como da covarde e altíssima assimetria de informações existente sobre os rumos da Petrobras.

Isso para não falar dos investidores – de fato -, que zeraram (venderam) suas posições e já deixaram de comprar Petrobras na Bovespa ou em Nova Iorque há algum tempo.

Dessa forma, pode-se dizer que restaram apenas os especuladores, para tomar o risco de operar suas ações. Que fim melancólico para a Petrobras… tudo não passou de “mentiras sinceras”.

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto