Made in Brazil
Já imaginou se você chegasse à cidade do Rio de Janeiro para assistir a final da Copa do Mundo de Futebol e, ao olhar para o Corcovado, você não visse o Cristo Redentor lá no alto, mas uma enorme antena de transmissão de rádio? Assustador, não?!? Pois era esse o cenário visto ao final de 1922, quando foi instalada essa imensa antena naquele local; sendo realizada, em Setembro do mesmo […] Leia mais
Publicado em 23 de abril de 2014 às, 20h47.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h30.
Já imaginou se você chegasse à cidade do Rio de Janeiro para assistir a final da Copa do Mundo de Futebol e, ao olhar para o Corcovado, você não visse o Cristo Redentor lá no alto, mas uma enorme antena de transmissão de rádio? Assustador, não?!?
Pois era esse o cenário visto ao final de 1922, quando foi instalada essa imensa antena naquele local; sendo realizada, em Setembro do mesmo ano, a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil – 100 anos após a independência do país.
Vale lembrar que o Cristo Redentor demorou cerca de 5 anos para ser construído nesse mesmo local, tendo sido inaugurado apenas em Agosto de 1931. A maioria das pessoas, assim como eu, não imagina que antes do “Cristo”, havia uma enorme antena de rádio lá no alto do Corcovado.
A bem da verdade, as transmissões de rádio no Brasil só entraram em caráter regular em 20 de Abril de 1923, quando foi formada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro – que deu origem à atual Rádio MEC.
E por que estou falando sobre esse assunto? Porque, finalmente, se reconhece oficialmente no Brasil que o “inventor do rádio” não foi o italiano Guglielmo Marconi, como muitos pensam; mas o padre gaúcho Roberto Landell de Moura que, já em 1893, teria realizado transmissões radiofônicas de voz através do espaço.
É oportuno lembrar que agora em Abril, a radiodifusão no Brasil completa 92 anos. Uma respeitável senhora de idade. Muitos podem pensar que o rádio virou “sucata” em tempos de Internet rápida; mas a verdade é que o rádio é um dos meios de comunicação mais utilizados pelas pessoas atualmente e que está, sobretudo, em pleno processo de renovação e interação com outros meios, como a própria Internet.
Para conhecer detalhes sobre essa e outras Histórias que o Rádio não Contou, vale a pena consultar este interessante livro escrito por Reynaldo C. Tavares, especialista no assunto.
Acesse também:
Siga a InvestCerto no Twitter