Brasil: objeto de desejo de estrangeiros
Apesar do time brasileiro, a Copa do Mundo foi um sucesso! Ganhou em organização, segurança, e simpatia, como se pode aferir junto aos turistas locais e estrangeiros. Conforme pesquisa recente, divulgada pelo Datafolha, os estrangeiros que vieram ao Brasil para a Copa saíram satisfeitos. O único item que manchou os altos índices de aprovação obtidos na pesquisa foi o quesito custo de vida, com destaque para o preço dos hotéis. […] Leia mais
Publicado em 17 de julho de 2014 às, 23h44.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 08h23.
Apesar do time brasileiro, a Copa do Mundo foi um sucesso! Ganhou em organização, segurança, e simpatia, como se pode aferir junto aos turistas locais e estrangeiros.
Conforme pesquisa recente, divulgada pelo Datafolha, os estrangeiros que vieram ao Brasil para a Copa saíram satisfeitos. O único item que manchou os altos índices de aprovação obtidos na pesquisa foi o quesito custo de vida, com destaque para o preço dos hotéis.
Dentre os entrevistados, 69% disseram que morariam no Brasil. Será mesmo? Não que o resultado da pesquisa esteja errado e não reflita a média das opiniões dos entrevistados.
Ao contrário, isso mostra como a organização e planejamento da Copa foi muito bem feito, a ponto de convencer “esse povo” que morar no Brasil pode ser muito bom, um “objeto de desejo”.
Não se pode negar que o Brasil seja um país excelente, com um povo muito simpático e receptivo aos estrangeiros, que possui uma paisagem diferenciada com praias incomparáveis e clima agradável, entre outras qualidades.
Mas, infelizmente, para quem permanecer aqui após o término da Copa, terá que enfrentar um cotidiano diferente do vivido durante o período da competição, com vários e sérios problemas no campo da economia entre outros:
– inflação rígida para baixo, corroendo o poder aquisitivo dos salários;
– alta taxa de juros, seja na esfera da taxa básica do Banco Central, seja na esfera do mercado de crédito;
– baixo crescimento do PIB;
– elevada carga tributária, tanto sobre as empresas quanto sobre as pessoas físicas;
– altos gastos do governo e descontrole das finanças públicas;
– déficits recorrentes da balança em conta corrente.
Além desses “poucos” problemas listados na esfera da economia, junte-se a eles questões como saúde e educação deficitárias, em condições absurdas para atender à população carente. E, se isso já não fosse suficiente, permanece o grave e recorrente problema de segurança na maioria (senão na totalidade) das cidades brasileiras.
Dessa forma, me pergunto por que esses estrangeiros desejariam morar aqui? Das duas uma: ou a situação em seus países de origem está ainda pior do que esse triste cenário que acabei de descrever, ou existe uma profunda ignorância dos reais problemas que enfrentamos no dia-a-dia aqui no Brasil.
Você responde!
Acesse também:
Siga a InvestCerto no Twitter